Nimesulida serve para quê? Tem efeitos colaterais?

Nimesulida serve para quê? A Nimesulida é um medicamento anti-inflamatório não esteroide muito utilizado no Brasil, mas proibido em muitos países do mundo. Neste post trazemos algumas informações sobre este remédio, quando é indicado seu uso e se tem efeitos colaterais perigosos. Será que há risco de morte?

Para que serve a Nimesulida?

A Nimesulida é usada para tratar condições que necessitem atividade anti-inflamatória, analgésica e antipirética. Para quem não sabe o que significam essas ações, especificamos abaixo cada uma delas:

  • Anti-inflamatório – impede ou ameniza sintomas de inflamação, que é uma resposta do sistema imunológico à alguma infecção ou lesão.
  • Analgésico – reduz a percepção de dor.
  • Antipirético – reduz temperatura do corpo para combater febre.
Para que serve a Nimesulida? Quais efeitos colaterais?

Ela é indicada no tratamento da dor e processos inflamatórios em que a pessoa tenha febre ou não. Recomendada para doenças osteoarticulares, para cefaleias, mialgias, para dor pós-operatória, sinusites, otites, para inflamação nos tendões, ligamentos e articulações devido a traumatismos.

Tem efeitos colaterais perigosos?

A Nimesulida possui efeitos colaterais e alguns deles são, sim, perigosos. Seu uso indiscriminado pode causar insuficiência hepática e, dependendo da gravidade, pode levar à morte. Justamente por isso sua venda foi proibida em alguns países como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Em outros, é indicado apenas para uso veterinário.

Efeitos colaterais mais comuns de ocorrer são diarreia, náusea e vômito. Com menos frequência temos erupção cutânea e sudorese aumentada, constipação, flatulência e gastrite, tonturas e vertigens, hipertensão e edema.

Outros efeitos colaterais mais raros foram relatados como ansiedade, pesadelo, nervosismo, visão borrada, disúria, hemorragia, mal-estar, astenia, urticária, dor abdominal, úlceras, falência renal etc.

Quem não deve tomar a Nimesulida?

Este medicamente é contraindicado para pessoas:

  • que tenham alergia a algum componente;
  • com hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais;
  • com histórico de reações hepáticas ao produto;
  • com úlcera péptica em fase ativa ou ulcerações recorrentes;
  • com distúrbios de coagulação graves;
  • com insuficiência cardíaca grave;
  • com insuficiência renal e/ou hepática.

Também não é recomendado para menores de 12 anos e não deve ser utilizado em caso de dengue.

Evite o consumo de bebida alcoólica durante o tratamento com Nimesulida.

Deve-se ter muito cuidado com o uso indiscriminado de anti-inflamatórios e analgésicos. O uso em excesso pode causar gastrites, úlceras, problemas nos rins, fígado e coração e aumento da pressão arterial. Sendo a insuficiência renal um dos problemas mais graves. Utilize apenas com acompanhamento médico.