Como manter o coração saudável

Como manter o coração saudável? As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. Existem várias coisas que você pode fazer para proteger a saúde do coração e reduzir o risco de doença cardíaca. Abaixo falaremos sobre algumas delas e ainda, sobre como se cuidar em épocas de férias, quando acabamos negligenciando um pouco a dieta e exercícios.

Dicas para manter o coração saudável

Se alimente corretamente, hábitos alimentares saudáveis podem reduzir três dos principais fatores de risco de ataque cardíaco que são, colesterol alto, excesso de peso corporal e pressão arterial alta.

Consuma menos gordura saturada, evite colesterol e controle o peso. Algumas dicas de alimentação:

  • Consuma vegetais, frutas e cereais integrais variados.
  • Consumo produtos lácteos desnatados e com pouca gordura, peixes, feijão, aves sem pele e carnes magras.
  • Reduza ou corte o consumo de gordura saturada, trans e colesterol.
Dicas para manter o coração saudável
Dicas para manter o coração saudável
  • Consuma menos de 5 gramas de sal por dia.
  • Reduza o consumo de bebidas alcoólicas. Se for mulher, não consuma mais do que uma dose de bebida por dia e se for homem não mais do que duas.

Mantenha-se ativo, a atividade física é boa para o todo o corpo e principalmente para o coração. Se não puder seguir uma rotina diária de exercício, existe algumas coisas que você pode fazer para adicionar mais atividade no seu dia a dia:

  • Dê preferência para subir prédios de escada, não pegue elevador. Se for muitos andares, suba alguns andares de escada e depois pegue o elevador.
  • Dê uma caminhada na rua durante o almoço ou no intervalo que tiver no trabalho.
  • Limpar a casa, passar aspirador, varrer, passar pano e até lavar a roupa ajuda a manter o corpo em movimento.
  • Remova folhas e mato do jardim, corte grama e faça outras atividades externas.
  • Se for em shopping ou loja, pare o carro longe para dar uma caminhada até o local.
  • Enquanto falar no telefone, ande pela casa, se movimente.
  • Procure fazer atividades que te divirtam, jogue futebol, vôlei, frescobol na praia ou outra atividade que goste.
  • Procure um amigo para fazer as atividades físicas junto, isso ajuda a não desistir da rotina diária.

O importante é não desistir e manter uma rotina de alguma atividade física diária que você prefira, não importa qual seja ela.

Como proteger o coração em época de férias?

Qualquer pequena mudança para melhorar nossa saúde, já pode ter um grande impacto em nossas vidas. Se você é paciente com problemas de coração, é importante seguir algumas dicas principalmente durante as férias.

– Adicione morango, cereja, framboesa ou amora, no seu café da manhã, e tente fazer alguma coisa saudável todos os dias.

– Faça um exercício físico todos os dias, pode ser uma caminhada ou algo em academia. O exercício reduz o estresse.

– Dê preferência para usar escada em shoppings e prédios, ao invés de pegar elevador. Pare o carro longe de local onde for fazer compras, para dar uma caminhada até o local.

– Não exagere na bebida alcoólica, o consumo em excesso pode causar palpitações cardíacas, tonturas e dificuldade para respirar.

– Antes de festas, consuma um lanche rico em proteínas como iogurte desnatado ou um pedaço de fruta. As proteínas dão energia e saciedade, ajudando a evitar os alimento ricos em gordura saturada e sal, que elevam pressão arterial e colesterol no sangue.

– Antes de beber o primeiro copo de vinho ou drinque, beba um copo de água ou uma água com limão, assim você irá reduzir o consumo de bebida alcoólica, por estar com menos sede.

– Se puder, dê preferência para azeitonas, cenouras e outros alimentos naturais ao invés de petiscos gordurosos e salgados.

– Dê preferência para chocolates 70% ou superior, que contêm mais cacau do que açúcar.

– Evite comer em excesso, pois o consumo de alimentos faz com que os hormônios fiquem sobrecarregados para processar o alimento extra. Isso faz com que o pâncreas produza insulina em excesso, reduzindo o nível de açúcar no sangue e causando cansaço.

– Se sentir a pressão arterial aumentar, pare imediatamente e tire alguns minutos para si mesmo. Faça algo que está acostumado para reduzir o estresse.

O principal é não se privar dos alimentos que gosta, mas sim reduzir o consumo ou comê-los em pequenas porções.