Hemorroidas sintomas e tratamentos

As hemorroidas fazem parte da anatomia normal do ânus e do reto, elas ajudam no controle da passagem das fezes atuando como “almofadas”. Geralmente não são um problema, mas podem se tornar um incômodo quando incham, sangram ou quando saem do reto para o exterior do ânus. Neste post falaremos um pouco sobre as hemorroidas, seus sintomas e tratamentos, se existem tratamentos caseiros e como proceder nos casos graves.

Hemorroidas sintomas

As hemorroidas podem ser internas, quando ficam dentro do ânus, ou externas quando ficam em volta do ânus. Às vezes elas podem estar conectadas.

Quando há um aumento da pressão nas hemorroidas causado por gravidez, obesidade, levantamento de peso ou esforço crônico para movimento intestinal, as hemorroidas podem tornar-se problemáticas. Mas nem todas as pessoas apresentam sintomas.

As hemorroidas internas podem causar sangramento no vaso sanitário, sensação de inchaço ou desconforto e descarga de muco. Também podem sair do reto com o movimento do intestino, mas retornam sozinhas para o interior. Já as hemorroidas externas dão a sensação de um caroço próximo ao ânus que pode causar dor. Esse caroço é causado pelo coágulo de sangue.

O sangue no ânus também é um sintoma de câncer no cólon ou reto, por isso muitas vezes é realizada uma colonoscopia antes de começar o tratamento para a hemorroida.

Tratamentos caseiros para hemorroida?

Existem várias maneiras de tratar as hemorroidas, mas a melhor delas é aliviando os sintomas e prevenindo para que a hemorroida não se torne problemática. Para isso você pode:

  • Tomar banho de banheira morno ou banho de assento várias vezes ao dia com água morna por 10 minutos.
  • Colocar gelo para reduzir inchaço.
  • Não prender os movimentos intestinais quando sentir vontade de ir ao banheiro.
  • Ficar menos tempo no vaso sanitário.
  • Eliminar alimentos que causem prisão de ventre, adicione fibras na dieta, beba muitos líquidos e faça exercícios físicos.
  • Utilizar anestésicos e anti-inflamatórios sem corticoides como as pomadas Proctyl, Proctosan, Ultraproct e outras.

Os alimentos constipantes, que causam prisão de ventre são, farinhas refinadas, pão branco, arroz branco, tapioca, batata doce, bolachas, cuscuz e outros.

Muitas pessoas acham que comida apimentada pode causar hemorroidas, mas não há estudos que comprovem tal informação.

O que acontece se as hemorroidas não melhorarem com o tratamento caseiro?

Quando as hemorroidas não respondem ao tratamento indicado acima, existem outras opções de tratamento como:

  • ligadura elástica – que corta a circulação na hemorroida e ela murcha após sete a dez dias.
  • escleroterapia – injeta uma solução química em volta do vaso sanguíneo para encolher a hemorroida.
  • hemorroidectomia – cirurgia para remover a hemorroida, feita somente se for absolutamente necessária, pois pode causar danos permanentes no músculo que controla os movimentos intestinais.

Caso sua hemorroida não esteja passando com os tratamentos caseiros de prevenção, procure seu médico para fazer uma análise melhor do problema.

Deixe um comentário