Faz mal comer pouco carboidrato?

Muitas pessoas ficaram empolgadas com a Dieta da Proteína (Atkins) em que você corta completamente os carboidratos para perder peso rapidamente. Mas será que faz mal comer pouco carboidrato?

A Dieta Low-Carb é outra dieta em que você reduz a quantidade de carboidratos ingerida para forçar o corpo a queimar gordura. Mas será que podem ocorrer problemas de saúde diminuindo tanto o consumo de carboidrato?

Vamos explicar neste post quais sintomas da falta de carboidratos no corpo e o que acontece se cortar os carboidratos da alimentação.

Faz mal comer pouco carboidrato?

É importante alertar que a Dieta da Proteína é diferente da Low-Carb, uma vez que nela se corta completamente os carboidratos podendo ocorrer diversos problemas de saúde a curto e longo prazo.

Já na Low-Carb você reduz o consumo mas ainda há o consumo de carboidratos naturais dos legumes. Se feita de maneira correta comendo legumes, verduras e frutas, não é prejudicial para saúde.

Perigos de cortar carboidratos por completo

Quando o corpo fica sem sua principal fonte de energia o organismo entra em modo econômico e acaba desacelerando o metabolismo para economizar calorias. A pessoa acaba nem perdendo peso tão rápido. Também pode ocorrer consumo da massa magra, ou seja, a pessoa perde músculo ao invés de gordura.

Podem ocorrer problemas de coração se a pessoa consumir gordura demais que está presente nas carnes e laticínios. Há um aumento do colesterol total e do LDL que é o ruim. Em um estudo sobre a dieta com alto consumo de proteína foi mostrado que houve um aumento de 60% de chance de problemas cardíacos em mulheres.

O fígado e rins terão que trabalhar mais para metabolizar tanta proteína que é consumida. Isto pode causar problemas como cálculo renal. Também ocorre aumento de liberação de corpos cetônicos na corrente sanguínea, estas provocam mudança de pH do sangue fazendo ele ficar mais ácido, para neutralizar esta acidez o corpo resgata cálcio dos ossos, aumentando o risco de osteoporose.

Os efeitos colaterais de cortar carboidratos por completo da alimentação são:

  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Náuseas
  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Mau humor

Podendo ocorrer inclusive diarréia, fadiga mental e mau hálito.

Faz mal comer pouco carboidrato?
Faz mal comer pouco carboidrato?

Mas quantos e quais carboidratos devo comer?

Quem quiser fazer a dieta Low-Carb verdadeira tem que comer legumes, verduras e frutas, além de, ovos, carnes, nozes, laticínios gordurosos e gorduras saudáveis. Não pode cortar os carboidratos naturais presentes nos vegetais, pois eles ajudam a metabolizar a proteína. Carboidratos processados e industrializados como pão, massa e outros não devem ser consumidos.

A quantidade de carboidratos por dia vai depender de quanto peso você quer perder.

  • De 100 a 150 gramas por dia – pessoa magras e saudáveis que querem manter peso
  • De 50 a 100 gramas por dia – para quem quer perder peso sem necessidade de muito esforço
  • De 20 a 50 gramas por dia – para pessoas que querem perder peso rápido e têm obesidade ou diabete (pode comer todos vegetais, frutas low-carb e nozes e sementes, mas nada de grãos)

Aproveite para conhecer 500 receitas low-carb e emagrecer sem passar fome.

A dieta com pouco carboidrato não é indicada para:

Crianças e adolescentes em fase de crescimento devem evitar dieta que restringe o consumo de carboidrato pois pode prejudicar o crescimento. Somente em casos específicos de doença.

Também não é aconselhável para grávidas. Nem para idosos pois se ocorrer muita perda de massa magra a pessoa ficará sujeita a agentes infecciosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.