Caqui pode causar obstrução intestinal?

É verdade que caqui pode causar obstrução intestinal ou isso é uma lenda urbana? Pessoas saudáveis podem ter esse problema após comer a fruta ou é causada por alguma condição de saúde específica? A seguir explicaremos um pouco sobre o caqui e os bezoares, que são o acúmulo de material não digerido no estômago.

Caqui pode sim causar obstrução intestinal

Não é uma lenda urbana nem mito, o caqui pode sim causar obstrução intestinal, até mesmo em pessoas saudáveis.

O que ocorre é que o caqui quando não está maduro contém um composto natural que pode formar uma substância semelhante a uma cola quando combinado com ácido, como o ácido do estômago. A massa dura que resulta desta cola são reportadas como a principal causa de bezoares relacionados com planta no mundo todo.

Para quem não sabe, bezoar é o acúmulo de material parcialmente ou não digerido que ocorre mais comumente no estômago. Esse acúmulo acaba formando uma massa dura no local.

Caqui pode causar obstrução intestinal?

Existem vários tipos de bezoares, os causados por medicamentos (farmacobezoares), por fios de cabelos (tricobezoares), por frutas e vegetais não digeríveis (fitobezoares), os causados pela ingestão em excesso de caqui (diospirobezoares, um subconjunto dos fitobezoares), entre outros.

Os fitobezoares normalmente afetam pessoas com condições médicas subjacentes como a gastroparesia. Eles podem ser facilmente dissolvidos com a ingestão de Coca-Cola (!).

Já os diospirobezoares causados pelo caqui, podem afetar pessoas saudáveis com função digestiva normal. E não são facilmente dissolvidos como acontece com os fitobezoares, pois os caquis contêm shibuol de tanino. Essa substância se polimeriza no estômago, fazendo a massa dura ficar mais rígida que as outras.

Dependendo da gravidade do bezoar formado, pode ser necessária a remoção endoscópica ou até por cirurgia. O diagnóstico é feito por radiografia, ultrassonografia ou tomografia computadorizada. Normalmente são assintomáticos, quando ocorre algum sintoma os mais comuns são dor abdominal, enjoo, vômito, anorexia e perda ponderal (quando há maior gasto do que obtenção de calorias).

Caso tenha ingerido caqui em excesso e tem notado algo errado, entre em contato com seu médico.