A depressão é uma doença que atinge cada vez pessoas no mundo. Ela pode ter origem em uma série de fatores e deve ser levada a sério assim que os primeiros sintomas aparecem. Será que é possível fazer tratamento caseiro para depressão? Em muitos casos não. O que você pode fazer é utilizar elementos no seu dia a dia que colaboram para a diminuição dos efeitos da doença, mas a cura total, em casos principalmente graves, só se consegue com acompanhamento médico especializado.

É possível fazer tratamento caseiro para depressão?

Antes é bom definir o que é a depressão. Trata-se de uma doença que deixa a pessoa em estado de humor depressivo, ou seja, triste, sem vontade para fazer as suas atividades e dependendo do grau pode afetar a alimentação, o sono, a qualidade de vida e ainda trazer desejos de morte.

Tratamento caseiro para depressão
É possível fazer tratamento caseiro para depressão?

As principais causas podem ser causadas por mudanças bruscas em situações da vida como a perda de um emprego, de um ente querido, de uma doença grave e difícil de ser tratada, um casamento que termina, não importa. Por conta da agitação da vida atual os casos de depressão não param de crescer.

Os principais sintomas da depressão

Podemos citar como alguns dos principais sintomas da depressão:

  • Alteração no sono
  • Tristeza excessiva
  • Isolamento social
  • Alteração no humor
  • Agressividade
  • Perda ou excesso de apetite
  • Ansiedade
  • Sensação de cansaço extremo
  • Dores no corpo

Alguns alimentos que podem colaborar para evitar o aparecimento dos sintomas da doença, ou seja, funcionam como uma espécie de tratamento caseiro para depressão:

Açafrão

O açafrão é um condimento rico em vitaminas do complexo B que colaboram para o aumento dos níveis de serotonina no cérebro. A serotonina é uma das substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar.

Maçã

Os altos níveis de potássio, ferro e vitaminas presentes na maçã ajudam a reparar células danificadas do cérebro melhorando o seu funcionamento e colaborando para amenizar os sintomas da depressão. A maçã quando consumida com casca também pode ser considerada um ótimo calmante natural. Muito indicada para pessoas que sofrem com ansiedade.

Mel

É mais um alimento cheio de benefícios para a saúde. Use para adoçar suas bebidas ou então em iogurtes, saladas de frutas, como preferir.

Outros alimentos que podem ajudar no tratamento caseiro para depressão são: castanha de caju, uva, feijão, abóbora, ginkgo biloba, banana, espinafre, castanha do pará, ovos, dentre outros.

Quem sofre com a doença, também pode procurar fazer caminhadas ou exercícios como a ioga e até a meditação. Os exercícios físicos aumentam a oxigenação do cérebro e melhoram a sensação geral. Agora, não se esqueça que o tratamento caseiro para depressão não é eficiente. Toda pessoa que sofre com este distúrbio deve procurar uma ajuda médica o quanto antes para saber como fazer um tratamento eficiente e se há a necessidade do uso de medicamentos. O tratamento caseiro não cura a doença, pode apenas amenizar sintomas.

Depressão é coisa séria e precisa ser tratada. Se ela for deixada de lado, as consequências podem ser graves.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.