Sentar perto da TV faz mal para os olhos, mito?

Sentar perto da TV faz mal para os olhos, mito ou verdade? Antigamente era muito comum os pais mandarem os filhos não ficarem sentados muito próximo à televisão, porque iriam arruinar a visão. Mas será que isso é mesmo um fato comprovado? Ou é só um mito propagado pelas pessoas por anos e anos que acabaram se tornando verdade?

Sentar perto da TV faz mal para os olhos não é mito, era verdade!

O que ocorre é que quando os televisores foram inventados emitiam níveis de radiação que, após exposição repetida e prolongada, poderiam aumentar o risco de problemas oculares em algumas pessoas.

Sentar perto da TV faz mal para os olhos, mito ou verdade?

Mas as televisões modernas são fabricadas com proteção contra essa radiação. Sentar perto da TV fazia mal para os olhos nos anos 50, mas isso já não é mais um problema.

Apesar de sentar muito próximo à televisão não causar cegueira ou algum dano permanente aos olhos, pode levar à fadiga ocular.

Para quem não sabe, a fadiga ocular é o cansaço da vista causado quando mantemos os olhos fixos em algum ponto próximo por longos períodos. Os olhos ficam incapazes de manterem o foco exato, ocasionando dor de cabeça, dor no pescoço, ombros e costas, dor nos olhos, irritabilidade e até tontura.

Por isso o recomendado é assistir televisão a, pelo menos, três ou cinco metros de distância do aparelho. O mesmo vale para computadores, tablets e celulares, se possível mantenha distância de 50 cm da tela desses dispositivos.

Caso seu filho ou filha esteja sentando muito perto da televisão, ou do monitor do computador, fique atento! Pois a criança pode estar precisando usar óculos, procure o oftalmologista.