Memórias perdidas com amnésia alcoólica não podem ser lembradas

Você sabia que memórias perdidas com amnésia alcoólica não podem ser lembradas? Algumas pessoas acreditam poder lembrar o que aconteceu em uma noite que bebeu demais e teve o famoso “apagão” ou “blackout” causado pela bebida. Mas será que podem mesmo?

Memórias perdidas com amnésia alcoólica não podem ser lembradas!

A verdade é que é praticamente impossível você lembrar do que aconteceu em uma noite de muita bebida. Médicos afirmam que não adianta nem a pessoa tentar lembrar, porque simplesmente não tem como.

Quando uma pessoa bebe em quantidade muito grande, a parte do nosso cérebro que codifica memórias desliga. Ou seja, você não cria memórias do que aconteceu.

Memórias perdidas com amnésia alcoólica não podem ser lembradas

Se você teve um blackout completo, infelizmente a perda de memória do ocorrido é permanente, ela não é reversível. Mesmo que pessoas falem que lembraram do que aconteceu, é improvável que tenha lembrado do ocorrido. Provavelmente elas estão tendo o que chamam de memórias falsas.

Existem casos em que a pessoa tem blackout parcial ou “apagão parcial”, nesse caso ela pode ter flashes da noite anterior, mas não conseguirá se lembrar de tudo que aconteceu. Somente o que o cérebro criou memória antes de ocorrer o blackout.

Esses apagões são perigosos?

A amnésia alcoólica pode, sim, ser perigosa. Esses apagões frequentes não são só uma indicação de problemas de consumo de álcool, como também o efeito do álcool na memória pode levar a problemas mais graves, como danos no cérebro.

Como se prevenir contra a amnésia alcoólica?

A única forma de evitar que a perda grave de memória aconteça é reduzir o consumo de álcool, seguindo os padrões recomendados pelos órgãos de saúde. A pessoa precisa ser responsável e não beber da maneira que anda bebendo.

O recomendado pelos órgãos brasileiros de saúde é:

  • Mulheres – 20 gramas de álcool (não mais do que 1 drink em um único dia)
  • Homens – 30 gramas de álcool (não mais do que 2 drinks em um único dia)

Para se ter uma ideia, 14 gramas de álcool são o mesmo que uma taça de vinho (150 mL teor alcoólico 12%), ou uma lata de cerveja (350 mL teor alcoólico 5%) ou uma dose de destilado (45 mL teor alcoólico 40%).

Além disso, não se deve beber todos os dias, deixando pelo menos dois dias da semana sem beber.