Memórias perdidas com amnésia alcoólica não podem ser lembradas

Você sabia que memórias perdidas com amnésia alcoólica não podem ser lembradas? Algumas pessoas acreditam que podem lembrar o que aconteceu em uma noite que bebeu demais e teve o famoso “apagão” ou “blackout” causado pela bebida. Mas será que podem mesmo?

Memórias perdidas com amnésia alcoólica não podem ser lembradas!

A verdade é que é praticamente impossível você lembrar do que aconteceu em uma noite de muita bebida. Médicos afirmam que não adianta nem a pessoa tentar lembrar, porque simplesmente não tem como.

Quando uma pessoa bebe em quantidade muito grande, a parte do nosso cérebro que codifica memórias desliga. Ou seja, você não cria memórias do que aconteceu.

Se você teve um blackout completo, infelizmente a perda de memória do ocorrido é permanente, ela não é reversível. Mesmo que pessoas falem que lembraram do qeu aconteceu, é improvavél que tenha lembrado do ocorrido. Provavelmente elas estão tendo o que chamam de memórias falsas.

Memórias perdidas com amnésia alcoólica não podem ser lembradas
Memórias perdidas com amnésia alcoólica não podem ser lembradas

Existem casos em que a pessoa tem blackout parcial ou “apagão parcial”, nesse caso ela pode ter flashes da noite anterior, mas não conseguirá se lembrar de tudo que aconteceu. Somente o que o cérebro criou memória antes de ocorrer o blackout.

Esses apagões são perigosos?

A amnésia alcoólica pode sim ser perigosa. Esses apagões frequentes não são só uma indicação de problemas de consumo de álcool, como também o efeito do álcool na memória pode levar a problemas mais graves, como danos no cérebro.

Como se prevenir contra a amnésia alcoólica?

A única forma de evitar que a perda grave de memória aconteça é reduzir o consumo de álcool, seguindo os padrões recomendados pelos órgãos de saúde. A pessoa precisa ser responsável e não beber da maneira que anda bebendo.

O recomendado pelos órgãos brasileiros de saúde é:

  • Mulheres – 20 gramas de álcool (não mais do que 1 drink em um único dia)
  • Homens – 30 gramas de álcool (não mais do que 2 drinks em um único dia)

Para se ter uma idéia, 14 gramas de álcool são o mesmo que uma taça de vinho (150 mL teor alcoólico 12%), ou uma lata de cerveja (350 mL teor alcoólico 5%) ou uma dose de destilado (45 mL teor alcoólico 40%).

Além disso não se deve beber todos os dias, deixando pelo menos dois dias da semana sem beber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.