Máscara N95/PFF2 pode reutilizar? Por quanto tempo?

Máscara N95/PFF2 pode reutilizar? Por quanto tempo? Posso ficar utilizando por mais do que duas horas? Como saber quando a máscara N95 deve ser descartada? A seguir trazemos algumas dicas para você ter uma idéia de quando deve jogar sua máscara fora, para não correr riscos de saúde.

Máscara N95/PFF2 pode reutilizar?

A reutilização da máscara vai depender de vários fatores e a dica neste post não serve para profissionais da saúde que estiverem trabalhando na linha de frente do combate à COVID (neste caso a máscara não deve ser reutilizada!).

Portanto se você está usando sua máscara no dia a dia, para fazer compras ou ir ao trabalho (que não seja relacionado à saúde e não tenha risco alto de contágio), você pode sim reusar sua máscara. A reutilização é recomendada para que não falte máscara para os profissionais da saúde.

Máscara N95/PFF2 pode reutilizar? Por quanto tempo?
Máscara N95/PFF2 pode reutilizar? Por quanto tempo?

Inclusive a N95 reusada e em bom estado, se utilizada corretamente, protege mais do que uma máscara de pano.

Quantas horas pode ficar com a mesma máscara N95?

O tempo que você vai utilizar também vai depender de alguns fatores, sendo que o principal deles é a umidade. Notando que a máscara está úmida pela saliva ou pelo suor causado pelo calor, então você terá que tirá-la e trocar por outra.

Em dias não muito quentes, em que você não transpire muito nem fale demais, você deve conseguir permanecer com a mesma máscara por até 8 horas (de uso contínuo ou intermitente).

Mas é preciso prestar muita atenção! Um estudo mostrou que enfermeiras tocam em média 25 vezes no rosto, olhos ou máscara, durante a utilização prolongada da máscara, e acabam tocando em outras pessoas, pacientes e superfícies, contaminando outros locais.

Caso você precise almoçar ou lanchar, tenha muito cuidado para remover a máscara contaminada e recolocá-la no rosto! Sempre higienize as mãos antes de tirar a máscara e depois ao colocar e ajustar a máscara no rosto.

A N95/PFF2 pode ser higienizada?

Não, a higienização no uso cotidiano não é recomendado, não deve-se higienizar a máscara com álcool 70% nem lavar com água e sabão. Esses procedimentos estragam a filtragem da máscara, tirando todo seu propósito.

Como guardar para reutilizar em outros dias? Por quantos dias guardar?

O recomendado para quem utiliza a máscara no cotidiano é deixá-la pendurada em local arejado e seguro, que não bate sol e ninguém entre em contato. O vírus vai desativando com o passar do tempo. Nunca deixe dentro de saco plástico, pois forma umidade e estraga a máscara. Se quiser proteger coloque dentro de saco de papel.

A máscara deve ficar pendurada por sete dias, se você teve contato com alguma pessoa com COVID-19 ou esteve em algum local que pode ter maior risco. No uso cotidiano (sair para mercado, farmácia, andar na rua), o recomendado é deixar de três a cinco dias pendurada para reusar novamente.

Lembrando que quanto mais tempo a máscara ficar pendurada guardada, menor o risco de ter coronavírus ativos nela.

Quantos dias posso usar a mesma máscara N95/PFF2? Quantas vezes pode ser reutilizada?

Não existe maneira de determinar o número possível de reutilizações seguras como um número genérico que possa ser aplicado para todos os casos. A reutilização é afetada por diversos fatores.

Máscaras N95 da 3m na Amazon.

Recomenda-se que esta máscara tenha uso máximo de 30 dias corridos após o primeiro uso (validade). Por isso alguns locais indicam 5 a 10 usos após o primeiro uso (dependendo dos locais em que você esteve), dando o intervalo entre esses usos.

A 3M dá algumas dicas de como saber quando a máscara não pode mais ser reutilizada:

  • Faça inspeção da integridade da máscara, se estiver úmida, suja, rasgada, amassada ou vincos, descarte.
  • Verifique se a máscara ainda está vedando bem à face do usuário. Se o elástico estiver gasto e não selar o respirador no rosto, se a parte de contato com o nariz ficar muito amassada, descarte.

Geralmente é possível utilizar cada máscara 5 vezes por um período de oito horas, e deixando ela guardada por 5 dias entre cada uso. Algumas pessoas conseguem fazer 10 usos da máscara (por período de 8 horas) dando intervalo de três dias entre os usos. Nesses dois casos você fica dentro dos 30 dias de validade que alguns sites recomendam.

Portanto você deve descartar a máscara sempre que ela estiver molhada, muito úmida, com rasgo, vincos e desgastes. Se estiver pouco úmida, você pode deixá-la pendurada pois ela irá secar e poderá ser utilizada mais uma vez. Caso vá encontrar alguém que esteja com Covid-19, ou precise ir ao hospital ou clínica médica, utilize uma máscara nova!

Como saber o risco da situação que vai se expor?

Um artigo publicado no British Medical Jounal criou uma tabela bem interessante mostrando os riscos de cada situação, a tabela foi traduzida pelo Setor Saúde e está na foto abaixo.

Risco de transmissão do sars-cov-2 em diferentes situações
Risco de transmissão do SARS-Cov-2 em diferentes situações

Lembrando que neste post estamos falando especificamente da máscara N95/PFF2 sem válvula extrusora, que é a máscara que possui a melhor proteção contra Covid-19. A N95 seque os padrões dos Estados Unidos e tem filtragem mínima de 95% enquanto a a máscara PFF2 segue o padrão brasileiro com filtragem de 94%. Elas são praticamente a mesma máscara, o que muda é o padrão. Nos outros países as equivalentes à N95 são FFP2 (União Européia), KN95 (China), DS/DL2 (Japão) e KF94 (Coréia do Sul).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.