.

Beleza & Saúde

Remédios caseiros para rachaduras nos pés

Existem remédios caseiros para rachaduras nos pés? Os pés rachados normalmente não causam problemas sérios, apenas um desconforto quando a pessoa anda de pés descalços.

Mas dependendo da gravidade, eles podem ficar profundos, causar dor e até sangramento. Por isso o ideal é tratar assim que notar as primeiras lesões, antes que o problema piore.

As rachaduras nos pés são um problema comum no mundo todo e pode ocorrer tanto na idade adulta quanto com crianças. Mas parece afetar mais as mulheres que os homens.

Por que aparecem as rachaduras nos pés?

Existem vários motivos para os pés secos e rachados. Nossos pés são responsáveis por segurar nosso corpo e resistem à muita pressão no dia-a-dia. Quando a pressão essa pressão é feita, a pele que está seca não consegue expandir e causa as rachaduras.

As causas mais comuns são:

  • diabetes;
  • obesidade;
  • eczema;
  • hipotiroidismo;
  • síndrome de Sjögren;
  • dermatosis plantar juvenil;
  • algumas infecções como pé atleta;
  • pés chatos;
  • esporão de calcanhar;
  • ficar de pé por longo período de tempo em pisos duros;
  • tempo seco e frio.

Alguns remédios caseiros para rachaduras nos pés

Atenção!! Se as rachaduras já estiverem muito profundas e com sangramento, não tente usar os remédios abaixo, pois você poderá causar uma infecção. Além disso, a rachadura nos pés pode aparecer por conta de uma infecção causada por fungos chamada de pé de atleta. Procure seu médico imediatamente, pois será preciso utilizar medicamentos e cremes mais fortes.

Bacia de água morna e esfoliação

Coloque os pés em uma bacia de água morna com sabão por 15 a 20 minutos para amolecer a parte seca da pele.

Em seguida, utilize uma pedra pomes para remover toda pele dura. Seque com cuidado com a toalha e aplique hidratante (se não tiver, aplique azeite, óleo de amêndoas ou mel).

Evite esfregar os pés quando estão secos, pois pode piorar as rachaduras.

Óleo vegetal para rachaduras nos pés

Os óleos vegetais possuem propriedades emolientes (hidratante), com propriedades antimicrobianas, antioxidantes, anti-inflamatória e cicatrizantes.

Lave bem os pés e seque-os. Aplique uma camada de óleo vegetal em cima da pele rachada. Coloque um par de meias grossas e deixe durante a noite. Na manhã seguinte lave e seque. Repita algumas vezes na semana.

Alguns remédios caseiros para rachaduras nos pés

Mel

O mel é um antisséptico natural que ajuda a curar as rachaduras, além disso, possui propriedades calmantes.

Misture uma xícara de mel em meia bacia de água quente. Coloque os pés e deixe 20 minutos. Esfregue delicadamente. Repita regularmente nas semanas até sentir os pés macios.

Aveia para rachaduras nos pés

A aveia tem propriedades anti-inflamatórias e hidratantes que ajudam a curar as rachaduras.

Misture uma colher de sopa de farinha de aveia em pó com cinco gotas de azeite de oliva, para criar uma pasta. Aplique nos pés em cima dos locais ressecados. Deixe repousar por 30 minutos.

Depois lave com água fria e seque dando batidinhas em cima do local. Repita dia sim, dia não, até ver que os pés estão ficando macios.

Óleo de coco

O óleo de coco é outro óleo que ajuda a hidratar a pele seca e a remover pele morta.

Aplique óleo de coco nos pés, a quantidade você pode decidir, é para ficar bastante. Coloque as meias e deixe durante a noite. Na manhã seguinte lave os pés com água e sabão para remover o óleo.

Repita por alguns dias.

Como se prevenir dos pés rachados?

O principal para evitar as rachaduras nos pés é fazer hidratação adequada regularmente. Compre hidratante corporal e deixe do lado da cama, passe todos os dias a noite antes de dormir. Se necessário coloque as meias por cima para aumentar a umidade.

Além disso:

  • Utilize sapatos confortáveis e evite andar em excesso, expondo principalmente os pés à poluição.
  • Evite uso de chinelos de dedos e sandálias, eles podem aumentar os riscos dos pés secarem.
  • Evite uso de sapatos com salto fino, eles não dão suporte suficiente e fazem seus calcanhares expandirem para os lados.
  • Evite ficar em pé por muito tempo, principalmente em chão duro.
  • Beba bastante líquido para se manter hidratado.
  • Deixe pedra-pomes no chuveiro e utilize sempre depois do banho, para remover a pele grossa que se desenvolve nos calcanhares, mas cuidado se tiver diabetes, pois pode causar feridas nos pés).

Na maioria dos casos, os pés rachados não são motivo de preocupação, desaparecendo com a hidratação correta da área afetada. Caso o tratamento caseiro não funcione, você poderá utilizar medicamentos e cremes mais fortes recomendados pelo médico. Se tiver diabetes não tente as dicas acima, fale imediatamente com o médico.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags