Como aumentar consumo de calorias e proteínas de maneira saudável

Como aumentar consumo de calorias e proteínas de maneira saudável? O médico aconselhou a aumentar o número de calorias e quantidade de proteínas na sua dieta? Neste post trazemos algumas dicas que poderão ajudar a decidir o que comer e substituir na dieta, para aumentar estes valores.

Dicas para aumentar consumo de calorias e proteínas de forma saudável

Coma 1/4 a 1/2 xícara de oleaginosas todos os dias, elas são ricas em proteínas e ainda são fontes de gorduras boas, que dão energia e saciedade. Você pode salpicar em cima da salada, iogurte, cereais, sorvetes ou até adicionar em bolos e pães. No ranking de mais calorias temos amendoim em primeiro, castanha do caju em segundo e pistache em terceiro. No ranking de mais proteína temos o amendoim em primeiro, amêndoa em segundo e pistache em terceiro.

Adicione mais azeite ou óleo de canola no preparo de carnes magras, vegetais, em frituras e sopas. Para ter uma idéia, uma colher de sopa de azeite tem 119 calorias e de óleo de canola tem 108 calorias.

Utilize manteiga de amendoim natural em sanduíches, frutas ou biscoitos. Para se ter uma idéia, uma colher de sopa de manteiga de amendoim contém cerca de 90 calorias e 4 g de proteína. Quem não gostar pode testar manteiga de nozes, de macadâmia e de outras oleaginosas.

Adicione azeitonas em sanduíches, saladas, massas ou até puras. 100 g de azeitonas contêm 115 calorias.

Dicas para aumentar consumo de calorias e proteínas de forma saudável
Dicas para aumentar consumo de calorias e proteínas de forma saudável

Coma pasta homus em pão pita ou biscoitos salgados. Cada duas colheres de sopa da pasta contêm cerca de dois gramas de proteína.

Adicione guacamole em sanduíches ou saladas. Feito de abacate, fruto rico em nutrientes como potássio, fibras e vitaminas.

Adicione fatias de abacate nas suas saladas ou sanduíches.

Utilize molho vinagrete à base de azeite em saladas e legumes, ao invés dos molhos ultraprocessados.

Adicione salmão ou outro peixe com gordura boa na sua dieta, duas a três vezes na semana. 100 g de salmão contém 20 g de proteína e 165 calorias.

Utilize leite desnatado ou semi-destanado em purês, macarrão, sopas e outros.

Prepare omelete de clara de ovo com azeite misturada com vegetais e queijo de baixa gordura. 100 g de clara de ovo contém 11 g de proteínas.

Misture cereais integrais com nozes (oleaginosas), passas e frutas secas.

Utilize o leite desnatado no preparo da aveia ao invés de água.

Misture leite em pó desnatado no copo regular de leite desnatado. Cada 20 g de leite em pó contém 7 g de proteínas e 72 calorias.

Jogue azeite nas massas antes de colocar o molho, ou jogue o azeite por cima da pipoca fresquinha.

Evite consumir bebidas dietéticas, substitua por leite e outros sucos. As bebidas dietéticas podem fazer com que você coma mais. O adoçante presente nessas bebidas dão a impressão ao cérebro de que você não comeu o suficiente.

Uma mudança na dieta pode trazer muitos benefícios para sua saúde. Pode-se perceber que é possível aumentar de maneira saudável a quantidade de calorias e proteínas consumidas.

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