Como ter uma dieta de baixo colesterol e baixa gordura saturada

Como ter uma dieta de baixo colesterol e baixa gordura saturada? O que posso comer para reduzir o consumo de colesterol e gordura saturada? Neste post trazemos algumas dicas de como preparar os alimentos, e quais gorduras, carnes, laticínios e outros alimentos adicionar na sua dieta que vão contribuir para essa redução.

Dicas para ter uma dieta de baixo colesterol e baixa gordura saturada

Comece reduzindo o consumo de gorduras:

  • Limite a quantidade de gorduras e óleo que você consome.
  • Evite manteiga, dê preferência para banha de porco, óleo de coco e outros.
  • Reduza o consumo de maionese, molhos para salada, troque para molhos caseiros usando menos gordura.
  • Limite o consumo de chocolate.
  • Utilize óleo vegetal como azeite de oliva.
  • Consuma nozes em quantidades moderadas.
  • Sempre leia os rótulos dos alimentos para saber a quantidade de gordura presente, evite alimentos ultraprocessados com alto teor de gordura.
  • Limite o consumo de gordura saturada e gordura trans.
Como ter uma dieta de baixo colesterol e baixa gordura saturada
Como ter uma dieta de baixo colesterol e baixa gordura saturada

Em relação às carnes na dieta de baixo colesterol e baixa gordura saturada

  • Dê preferência à peixes, frango, peru e carnes magras.
  • Limite a quantidade de gemas de ovo (3 a 4 por semana).
  • Utilize feijão, ervilhas e lentilhas.
  • Caso não aguente ficar sem carne, limite o consumo para três porções por semana, dê preferência para lombo, filé mignon, patinho e outros cortes magros.
  • Evite comer bacon, costelas, salsichas e outras carnes gordurosas.
  • Evite fígado e outras carnes de órgãos.

Em relação aos laticínios

  • Dê preferência para leites e iogurtes desnatados ou com baixo teor de gordura.
  • Escolha queijos feitos de leite com baixo teor de gordura como a muçarela de búfala ou requeijões.
  • Escolha cream-cheese light ou sem gordura e creme azedo.
  • Evite creme de leite fresco (nata fresca), ela é quase 49% gordura.
  • Se quiser comer sorvete, dê preferência para as versões sem leite como os sorvetes italianos (gelato).

Em relação à pães, grãos e cereais

  • Dê preferência para pães, cereais, massas e arroz integral.
  • Evite petiscos com alto teor de gordura como biscoitos, pastel, donuts e croissants.

Em relação à frutas e legumes

  • Adicione legumes e frutas variadas na alimentação.
  • Utilize suco de limão, vinagre ou spray de azeite nos vegetais.
  • Evite colocar molhos e outras gorduras nos legumes.

Cuidados no preparo dos alimentos

No preparo dos alimentos é preciso ter alguns cuidados:

  • Evite preparar alimentos fritos na imersão do óleo.
  • Remova gorduras visíveis das carnes (por exemplo, nas aves remova a pele antes de cozinhar).
  • Dê preferência para preparar peixes e carnes magras cozidas, grelhadas, assadas.
  • Escorra e jogue fora gordura que escorrer da carne enquanto ela cozinha.
  • Adicione pouca ou nenhuma gordura nos alimentos.
  • Use sprays de óleo para untar frigideiras e panelas, pois ele permite untar mais rápido com menos óleo.
  • Faça legumes no vapor.
  • Utilize ervas e outros produtos sem óleo para dar temperar os alimentos.

Essas são algumas dicas de como ter uma dieta de baixo colesterol e baixa gordura saturada. Pode parecer complicado, mas com o tempo você se acostuma, e estará consumindo menos gordura e colesterol no dia-a-dia sem nem perceber.

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