Pantoprazol corta efeito de outros remédios?

Pantoprazol corta efeito de outros remédios? Ele e o omeprazol reduzem absorção de outros medicamentos? Neste post, explicamos um pouco sobre as interações medicamentosas do pantoprazol e omeprazol, os dois remédios interagem com os mesmos medicamentos.

O pantoprazol corta efeito de outros remédios?

Tanto o pantoprazol quanto o omeprazol são medicamentos inibidores da bomba de prótons (IBPs), utilizados para tratar condições digestivas.

São usados no tratamento de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), formas crônicas de azia e esofagite erosiva. No caso do omeprazol, também pode ser indicado para tratamento de úlceras duodenais, infecções por helicobacter pylori (H. pylori) e úlceras gástricas.

Esses medicamentos agem diminuindo a secreção ácida no estômago. Por isso, de acordo com a bula e autoridades da saúde, eles não devem ser tomados ao mesmo tempo que sais de ferros e outros medicamentos que dependem do ácido estomacal para absorção.

Outros medicamentos que dependem do ácido estomacal para absorção incluem medicamentos de quimioterapia, tais como erlotinibe e dasatinibe e antifúngicos, como cetoconazol e itraconazol.

Pantoprazol corta efeito de outros remédios?

Também se sabe que o pantoprazol e omeprazol podem interagir com:

  • medicamentos anti-retrovirais como rilpivirina, atazanavir, e saquinavir. Eles alteram a eficácia do medicamento anti-retroviral e aumentam sua toxicidade.
  • varfarina aumentando o risco de hemorragia.
  • metotrexato (medicamento antimetabolite), aumentando sua toxicidade e efeitos secundários.

O omeprazol pode interagir ainda com clopidogrel.

Como ambos inibidores da bomba de prótons são metabolizados no fígado, podem interagir com outros medicamentos processados por enzimas semelhantes, como o diazepam e citalopram. Mas, de acordo com a FDA (página 24), alguns desses medicamentos não mostraram interação significativa. Converse com seu médico sobre qualquer medicamento que esteja tomando.

Quais efeitos colaterais mais comuns do Pantoprazol?

Os efeitos do pantoprazol e omeprazol mais comuns são dor de cabeça, náuseas e vômitos. Mas também podem ocorrer efeitos secundários gastrointestinais, como diarreia, constipação, dor abdominal ou estomacal, flatulência, dor nas articulações, infecção no trato respiratório superior e falta de energia.

O omeprazol possui alguns efeitos secundários que não ocorrem com pantoprazol como regurgitação ácida, dores nas costas e tosse.

Não importa se você faz uso de algum desses medicamentos que interagem com o pantoprazol ou não. Antes de começar o uso do pantoprazol/omeprazol, converse com seu médico sobre qualquer medicamento que esteja tomando. Nunca utilize pantoprazol e omeprazol ao mesmo tempo!