Cogumelo faz bem para a saúde, quais benefícios

A pergunta de hoje é: Será que o cogumelo faz bem para a saúde? Respondemos esta sua dúvida no post!

O cogumelo possui mais de 2 mil variedades no mundo! É impressionante a quantidade de variedade. Mas você sabia que cogumelo faz bem para a saúde?

Além de possuírem poucos carboidratos e calorias, eles são ricos em vitamina B, minerais, fibras e proteínas. Alguns dos benefícios dos cogumelos incluem redução nos níveis de colesterol, prevenção do câncer de mama, além de ser um alimento anti-inflamatório e muito mais.

Se você também ama cogumelos vai gostar de saber quais são os benefícios dos cogumelos usados na alimentação e como remédios naturais.

Cogumelo faz bem para a saúde

Cogumelo faz bem para a saúde

Abaixo estão os seis benefícios que são comuns na maioria das espécies de cogumelos existentes. Mas é importante lembrar que, por existir uma grande variedade de cogumelos, alguns poderão ter benefícios maiores que outros.

Melhoram imunidade e diminuem inflamação

De acordo com estudos os cogumelos contêm compostos e substâncias que possuem atividades antimicrobianas, antivirais, antialérgicas, antitumorais, anti-inflamatórias, hipoglicêmicas e outras. Ou seja, ele consegue melhorar quase todo o sistema do corpo e te protege contra várias doenças por reduzirem a inflamação.

Para quem não sabe a inflamação acontece naturalmente, é uma maneira do corpo se defender contra viroses, bactérias e outras. Existem dois tipos, inflamação aguda ou crônica. A aguda normalmente some em alguns dias, a crônica pode durar meses ou anos, por não conseguir eliminar o causador do problema. Uma das coisas que podem contribuir para a inflamação crônica é justamente uma dieta pobre e alimentos como óleo de soja, milho, gordura trans, carboidratos processados e açúcares.

Os cogumelos ajudam a alcalinizar o corpo, o que está associado a melhora da imunidade. Um nível de pH balanceado é muito importante para a saúde. Além disso eles conseguem combater bactérias e vírus perigosos pois precisam se defender em seu próprio ambiente natural. Algumas substâncias presentes em antibióticos como penicilina são derivados de extrato de fungo de cogumelo.

Combate o câncer

Os cogumelos são muito eficientes em prevenir contra câncer de mama e câncer de próstata por conter compostos anticâncer como ácido linoleico conjugado e betaglucanos. Eles podem inibir a formação do tumor, proteger o DNA de danos e parar a mutação celular, ao mesmo tempo que protege as células saudáveis e aumentando a habilidade do corpo de desintoxicar a si mesmo de substâncias perigosas.

Ajuda na manutenção do peso

Cogumelo faz bem para a saúde e ainda ajuda a emagrecer! Estudos revelaram que substituir as carnes por cogumelos ajuda a perder peso, pois os cogumelos possuem poucas calorias e são ricos em fibra, o que dá saciedade e a pessoa come menos.

Comer várias vezes na semana ajuda a pessoa a ter um peso saudável e uma saúde melhor. Além disso ele vai proteger o coração e outros órgãos vitais contra problemas causados por inflamação.

Cogumelo faz bem para a saúde
Cogumelo faz bem para a saúde

Protege a saúde do coração

Uma das melhores maneiras de reduzir o colesterol naturalmente é comendo cogumelos. Vários tipos de cogumelos reduzem os níveis de LDL, o colesterol ruim. Protegendo assim contra entupimento das artérias que causam problemas do coração.

Eles possuem esteróis que intereferem na produção de colesterol no fígado, e ainda podem aumentar o nível de HDL, o colesterol bom.

Fonte de vitamina D

Alguns tipos de de cogumelos são fontes de vitamina D, a vitamina que só obtemos quando pegamos sol. É uma vitamina rara de se encontrar em vegetais ou em formato comestível. A falta de vitamina D causa vários problemas de saúde perigosos inclusive depressão.

Uma dieta rica em vitamina D ajuda a reduzir o risco de câncer, doenças do coração, perda óssea e transtorno de humor.

Fonte de vitamina B

Por serem ricos em vitamina B, ajudam a função adrenal e transformam nutrientes dos aliemtnos em energia. Além disso ajudam na função dos neurotransmissores, sendo ótimo aliado contra o estresse e ajudam a combater o Brain Fog ou névoa cerebral e previnem distúrbios da tireoide.

Os sintomas da névoa cerebral são esquecimento, fadiga, confusão, falta de foco e clareza mental.

Se a pessoa está sentindo muito estresse alguns tipos específicos de cogumelo são indicados como o Reishi. Estes reduzem o cortisol, ajudando seu corpo a lidar com o estresse e melhorando seu humor.

Alguns tipos específicos de cogumelos e seus benefícios

Shiitake

O Shitake é um tipo de cogumelo que contém compostos que protegem o DNA contra o estresse oxidativo. Um exemplo destes compostos é o Lentinano, uma substância que pode curar o danos do cromossomo causados por tratamentos contra o câncer. No Japão é muito comido principalmente por prolongar a longevidade e como tratamento natural contra câncer.

Ele também contém a Eritadenina, que ajuda a reduzir colesterol ruim. Estudos também mostraram que os benefícios do Shitake incluem efeitos antiviral, antibactéria e antifúngíco, ajudam a controlar o açúcar e reduzem sintomas de inflamação.

Champignon ou Cogumelo-de-Paris

O famoso champignon também não deixa a desejar. Eles possuem mais cobre, potássio, selênio e proteína do que o Shiitake e o Shimeji-preto. Também são boas fontes de fósforo, niacina, zinco e vitamina B5, principalmente ao serem cozidos.

O extrato deste cogumelo pode reduzir desequilíbrios hormonais e prevenir alguns tipos de câncer hormônio dependente como o câncer de mama. Também é uma ótima fonte de ácido linoleico conjugado, ácido que controla produção de estrogênio e pode parar crescimento de tumores cancerígenos.

Assim como o Shiitake, Portobelo e outros, possui alta concentração de antioxidantes e nutrientes.

Maitake

Este tipo de cogumelo é rico em vitaminas e componentes como o betaglucano, que estimula o sistema imunológico. É muito usado na Ásia como um suporte para tratamento do câncer, ajudando a minimizar efeitos da raadiação e quimioterapia.

Além disso é capas de aumentar imunidade, equilibrar hormônios naturalmente e reduzir crescimento de tumores. São indicados inclusive para melhorar saúde de pacientes com AIDS e melhorar níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabete.

Shimeji-preto ou cogumelo ostra

Os benefícios do shimeji-preto são reduzir dor nas juntas e dores musculares por causa dos seus efeitos anti-inflamatórios. Também são indicados para o coração, pois fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e reduzem risco de ataque cardíaco ou derrame.

Quem tem deficiência de ferro também deve comer este tipo de cogumelo, principalmente as pessoas que não comem carne. Ajuda a evitar anemia, fraqueza e falta de concentração.

Contraindicação e cuidados

Como você pode ver acima, o cogumelo faz bem para a saúde. Mas é preciso ter muito cuidado onde está comprando pois nem todos os cogumelos são comestíveis, alguns são venenosos. Na verdade a maioria das espécies do mundo são venenosas. Nunca pegue cogumelos no jardim ou na floresta e saia comendo. É preciso ser treinado para identificar se o cogumelo é mesmo comestível.

Sempre que possível compre cogumelos orgânicos, assim estará garantindo que não tenham agrotóxicos. Sempre lave com bastante água antes de comer.

Os cogumelos contém purinas, é importante lembrar que consumir alimentos ricos em purinas podem aumentar o nível de ácido úrico que pode se acumular levando a condições como gota ou pedras nos rins.

É raro de acontecer mas pode. Portanto se você costuma ter algum problema relacionado à purinas, primeiro fale com seu médico antes de consumir cogumelos.

Agora que você já sabe que o cogumelo faz bem para a saúde, que tal incluí-lo na sua alimentação mais vezes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.