O que fazer para tratar a cistite

O que fazer para tratar a cistite? Existem alguma coisa que posso fazer em casa para melhorar? Ela se cura sozinha ou precisa tomar antibióticos para a infecção? Neste post falaremos um pouco sobre o tratamento da cistite, quando você precisa procurar o médico para tomar remédio.

A cistite é um tipo comum de infecção e/ou inflamação da bexiga, particularmente em mulheres, e geralmente é apenas um incômodo do que um motivo para grande preocupação.

O que fazer para tratar a cistite

Os casos leves de cistite normalmente melhoram sozinhos dentro de três dias ou menos. Mas existem casos que é preciso tratamento regular ou a longo prazo, e casos graves em que ocorre infecção renal.

Algumas coisas que você pode fazer para aliviar a cistite dentro dos três dias (se passou dos três dias procure médico):

  • beber muita água (pois ajuda a expulsar a infecção da bexiga);
  • beba suco de cranberry (não há muitas evidências de que ela melhore a cistite, sendo melhor usada na prevenção da mesma);
  • tomar analgésico como paracetamol ou ibuprofeno (caso esteja com dor);
  • não tenha relações sexuais pois pode piorar.
O que fazer para tratar a cistite
O que fazer para tratar a cistite

Quando procurar o médico?

Procure seu médico se:

  • você não tem certeza se sofre de cistite;
  • os sintomas não começarem a melhorar em três dias;
  • você tem cistite regularmente;
  • tem sintomas graves como sangue na urina;
  • está grávida e tem sintomas de cistite;
  • é homem e está com sintomas de cistite.

Normalmente as mulheres que já tiveram cistite ou que tiveram sintomas leves por menos de três dias, não precisam procurar médico, os sintomas costumam melhorar sem uso de antibióticos.

Quando é preciso tomar antibióticos para tratar a cistite?

Os antibióticos são utilizados em casos mais raros para tratar a infecção, quando a cistite não desaparece dentro dos três dias.

O tratamento costuma durar três dias. Em casos mais graves pode ser necessário cinco a dez dias de antibióticos. Mas o medicamento faz efeito bem rápido, se não sentir mudanças dentro de alguns dias, fale com seu médico.

Existem alguns efeitos colaterais raros do antibiótico como, se sentir doente, coceira, erupção cutanea e diarréia. Fale imediatamente com seu médico, caso apareçam alguns dos efeitos colaterais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.