Será que existe um tratamento caseiro para estresse? Desta forma poderíamos tentar amenizar os sintomas antes de partir para os remédios que muitas vezes deixam vários efeitos colaterais.

Atualmente nosso dia a dia é tão corrido que esquecemos de pensar em nós mesmos. É trabalho, rede social, dívidas, família, que não dá tempo de parar para descansar a mente e o corpo. É aí que começa o estresse, milhares de pessoas no mundo sofrem pelos efeitos negativos do estresse. O estresse pode causar pressão alta, obesidade, problema cardíaco, ansiedade, depressão e várias outros problemas.

Tratamento caseiro para estresse

Massagem

Algumas pessoas não acreditam, mas a massagem ajuda e muito a amenizar o estresse. Há milhares de anos os Chineses usam a massagem para melhorar a saúde. Ela ajuda a relaxar os músculos, reduz dores e melhora circulação.

Maracujá

Estudos mostraram que o maracujá tem eficácia comparável aos remédios benzodiazepínicos. Acredita-se que ele funciona aumentando os níveis da substância química de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, reduzindo a atividade de algumas células cerebrais, fazendo a pessoa se sentir mais relaxada.

O maracujá é vendido em forma de pílulas como a famosa Maracujina, ou como infusões, chás, extratos líquidos e tintura.

É importante lembrar que crianças, gestantes e mulheres amamentando não devem tomar. Sempre fale com médico antes de utilizar qualquer medicamento, mesmo que fitoterápico.

Exercícios físicos

O exercício físico vai funcionar como a massagem, ele permite que você tenha um tempo para pensar e ainda libera endorfinas no cérebro, que melhora o humor. Além de estar combatendo o estresse você também estará se prevenindo contra obesidade e outros problemas de saúde. Pode ser qualquer exercício inclusive yoga e Tai Chi.

Tratamento caseiro para estresse
Massagem um tratamento caseiro para estresse

Meditação

De 15 a 30 minutos de meditação por dia vão ajudar a aliviar o estresse ou curá-lo. Com o silêncio você poderá focar na respiração tirando seu pensamento de outras coisas que estão te causando mal.

Comer comida saudável

Infelizmente comida fast-food não faz bem nenhum para saúde e ainda pode causar depressão. Aproveite o problema para adicionar cereais integrais e proteínas na sua alimentação para melhorar seu humor. Mudando a alimentação você terá mais energia para aguentar o dia estressante. Alguns alimentos que ajudam a combater o estresse são salmão, amêndoas, blueberries, aspargo, abacate, chá de camomila e outras.

É importante também diminuir a quantidade de café, cafeína demais deixa a pessoa nervosa e ansiosa.

Vitaminas B

Já se sabe que a vitamina B promove o funcionamento adequado do cérebro e do sistema nervoso, além de induzir o relaxamento e combater a fadiga. Para quem não sabe, alguns indicativos da deficiência de vitamina B são justamente irritabilidade, apatia e depressão. Por isso adicione na sua alimentação alimentos com maior quantidade de vitamina B como germe de trigo, semente de girassol, fígado, amendoins, ervilhas, ovos, laticínios.

Diminua o uso de internet e celular

É muito importante que você reduza o uso de internet ao dia. Com o celular sempre conectado na internet nunca conseguimos nos desconectar das coisas. Se desconectando você estará, pelo menos, reduzindo algumas coisas que podem estar piorando os sintomas. Não fique usando o celular antes de dormir, eles podem piorar problemas de insônia.

Aromaterapia

Na Aromaterapia são usados óleos essenciais que vão beneficiar o físico, psicológico e emocionais das pessoas. Ajudando a diminuir os efeitos do estresse e melhorando o humor, além de reduzir ansiedade e auxiliar na concentração. O cheiro pode estimular o sistema límbico, que libera substâncias químicas que afetam o cérebro promovendo sensação de relaxamento, calma, amor e excitação.

Os óleos essenciais de lavanda, de olíbano, hortelã, cipestre e alecrim são indicados para aliviar estresse e fadiga mental.

Dormir bem

Quem acha que ‘dormir é para os fracos’ está muito enganado. Dormir é a maneira natural mais importante para reduzir o estresse. Quem dorme pouco fica carrancudo, irritabo a ponto de explodir. Dormir demais pode nos deixar lentos e deprimidos. É preciso encontrar um equilíbrio, descobrir qual o tempo de sono que deixará você mais descansado e preparado para o dia.

Para conseguir dormir bem é preciso ter um ritual de ir dormir sempre no mesmo horário, assim seu cérebro aprenderá quando é hora de dormir. Não faça exercícios físicos antes de dormir, tem que parar com exercício pelo menos 3 horas antes de deitar. Aproveite e tome um banho morno que ajudará a pegar no sono. Algumas comidas também ajudam a pegar no sono como sementes e nozes, peixe, frango, peru, bananas, figo e leite. São alimentos ricos em triptofano, um precursor do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina, esta regula o sono e é gerada principalmente durante de noite.

Estas são algumas dicas de como tentar aliviar o estresse do dia a dia. Conhece algum outro tratamento caseiro para estresse? Conte-nos pelos comentários.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.