Fungos que podem contaminar os alimentos

Quais os fungos que podem contaminar os alimentos? Já falamos aqui no site sobre os vírus e parasitas que podem contaminas os alimentos e causar doenças graves. Neste post vamos falar um pouco sobre os fungos de alimentos e o que eles podem causar nas pessoas que os comem.

Lembrando que existem algumas variedades de fungos que são comestíveis.

Mofos são fungos que contaminam os alimentos

Os mofos são fungos que normalmente aparecem em alimentos estragados. Alguns causam reações alérgicas e problemas respiratórios, e outros nas condições certas, podem produzir micotoxinas nocivas.

Fungos que podem contaminar os alimentos
Fungos que podem contaminar os alimentos

Essas micotoxinas são substâncias venenosas perigosas que podem causar problemas de saúde graves e até câncer, como a aflatoxina encontrada em amendoins.

Não se sabe ao certo quantos tipos de mofos existem no mundo, acredita-se que sejam entre 10 mil a 300 mil espécies diferentes. A maioria possui filamentos e produzem esporos, transportados pelo ar, água ou por insetos. Além disso, possuem raízes que crescem para parte interna do alimento e são difíceis de ver.

Por isso muitas pessoas acham que removendo o mofo você pode comer o alimento, mas não é assim! Você não tem como saber se removeu completamente o mofo, pois suas raízes podem estar enraizadas profundamente no alimento. Substâncias venenosas são encontradas nestas raízes e em volta dela, inclusive espalhadas pelo alimento.

Normalmente se propagam em ambientes quentes e úmidos, podendo ser encontrados em cereais, maças, grãos de café e outros. Mas alguns tipos se propagam em alimentos refrigerados como presunto, salame, bacon, geleias e gelatinas. Portanto, a geladeira não é garantia de que o alimento não vai mofar.

A pessoa é contaminada ao comer o alimento mofado e pode ter náuseas, vômito, reações alérgicas e outros sintomas graves. O aparecimento dos sintomas vai depender de quanto a pessoa ingeriu, se havia micotoxinas, se a pessoa é alérgica.

Para se prevenir é preciso fazer controle correto de temperatura e tempo, e descartar o alimento mofado. O bolor normalmente não aparece em alimentos devidamente secos e armazenados. Não conserve os alimentos por longos período de tempo, pois o risco de aparecer mofo é grande.

Leveduras

As leveduras são usadas na criação de diversos alimentos, mas também podem estragá-los. Elas são capazes de crescer sem oxigênio e normalmente encontradas em alimentos e bebidas líquidas ricas em carboidratos como sucos de fruta, refrigerantes, purê de frutas, produtos lácteos e outros.

A pessoa é contaminada ao consumir o alimento com grande quantidade de leveduras. Os sintomas são náusea e vômito, podendo causar reação alérgica em quem for alérgico. O aparecimento dos sintomas vai depender de quanto a pessoa ingeriu, se é alérgica e outros fatores.

Para se prevenir é preciso fazer controle correto de temperatura e tempo, evite guardara alimentos por longos períodos. Descarte alimentos estragados.

Portanto, não coma alimentos mofados e muito menos estragados. Você poderá ingerir toxinas perigosas para sua saúde.