Cuidar da pele é fundamental durante todo o ano. É verdade que algumas estações como o inverno e o verão exigem mais cuidados ainda, mas se você sempre tirar um tempo para cuidar de você, dificilmente precisará de “ações radicais” para evitar problemas que podem vir a aparecer. Nesta postagem, mostraremos como fazer esfoliante caseiro corporal, é bem simples e você não precisa gastar pequenas fortunas em cosméticos para deixar sua pele livre de células mortas.

Como fazer esfoliante caseiro corporal, para pés e para pelos encravados

É claro que existem cosméticos muito bons para cuidarmos da pele. Mas muitos deles, antes de serem aplicados, exigem que a pele esteja limpa e bem cuidada para obtermos os melhores resultados. Nessas horas, um esfoliante se encaixa muito bem pois existe a necessidade de periodicamente removermos as células mortas e limpar mais profundamente os poros. Uma boa esfoliação ainda pode evitar pelos encravados e o excesso de oleosidade na pele.

Como fazer esfoliante caseiro
O mel e o açúcar combinados podem trazer grandes benefícios para a sua pele.

Esfoliante caseiro para evitar pelos encravados

Esfoliantes não “tratam” pelos encravados. Eles são indicados para diminuir o aparecimento deles. Você pode preparar um em casa com os seguintes ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de açúcar

Prepare uma espécie de pasta utilizando mel e açúcar e aplique no rosto com massagens circulares suaves. Deixe agir por 10 minutos e enxágue com água fria. Depois aplique o creme ou hidratante de sua preferência.

Esfoliante caseiro para os pés

Os pés também são outra parte do corpo que exige atenção. Sempre separe um tempo para cuidar deles. Se a pele estiver muito ressecada, podem ocorrer rachaduras que correm o risco até de virar feridas. Prepare um esfoliante caseiro com os seguintes ingredientes:

– Óleo de amêndoas
– Açúcar

Misture os dois ingredientes até obter uma mistura homogênea. Massageie suavemente a mistura nos pés e deixe agir por cerca de dez minutos. Enxágue em seguida com água fria. Por fim, aplique um creme ou gel hidratante.

Como fazer esfoliante caseiro
Como fazer esfoliante caseiro

Esfoliante caseiro para pele seca

Se você possui a pele mais seca, pode preparar um esfoliante caseiro usando mel e aveia. O mel funciona como um ótimo hidratante para a pele e a aveia ajuda a remover as células mortas sem agredir muito a sua pele.

Esfoliante caseiro com açúcar e azeite

O azeite também pode ajudar na hidratação da pele. Se você não tiver óleo de amêndoas em casa para preparar um esfoliante pode usar o azeite de oliva. Basta misturar três colheres de sopa de azeite de oliva e uma de açúcar e aplicar na pele. Deixar agir por dez minutos e enxaguar com água fria em seguida.

Evite a esfoliação caso esteja com lesões na pele

Vale dizer que apesar da esfoliação trazer uma série de benefícios para a pele, não é recomendado fazer o procedimento quando estamos com lesões na pele, mesmo que sejam pequenas lesões de acne ou cravos. O procedimento pode acabar agravando um pouco mais a lesão.

Você tem mais alguma receita de esfoliante caseiro para compartilhar com nossos leitores? Use o espaço de comentários para deixar suas dicas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.