Procurando por dicas de calmantes naturais? Nesta postagem listamos alguns calmantes naturais usados por muitas pessoas em todo o mundo.

O estresse do dia a dia faz com que não tenhamos tempo para cuidar de nós mesmos. Daí aparecem os problemas relacionados a ele como ansiedade e depressão.

Muitas pessoas resolvem tomar remédios para tratar estes problemas, mas eles possuem efeitos colaterais severos que podem causar inclusive mudança de personalidade. É por isso que muitos preferem os remédios naturais, que na maioria das vezes não têm efeitos colaterais.

Os calmantes naturais podem ajudar no tratamento de ansiedade e problemas relacionados à ela como palpitações, síndrome da bexiga irritada e outros.

É importante lembrar que além dos remédios naturais também é preciso mudar seus hábitos do dia a dia que estão contribuindo para piora dos sintomas. Em alguns casos não tem jeito, será preciso utilizar os remédios mais fortes indicados por um médico.

Dicas de calmantes naturais

Antes de tomar qualquer um dos calmantes naturais abaixo, verifique se tem alergia a algum deles.

Camomila

O chá de camomila é indicada para ansiedade leve, inclusive em crianças. Estudos mostraram que ela contém ansiolíticos naturais que combatem a ansiedade. Pode ser usada para acalmar tanto da mente quanto do estômago, reduzindo desconfortos digestivos e melhorando o apetite.

Alguns estudos demostraram redução também em dores de cabeça.

Erva do Gato ou Catnip

Erva natural da família das hortelãs nativa da Europa e Ásia, usada para tratamento de ansiedade, problemas digestivos, febre, redução de dor de cabeça causada pela insônia, aliviar tensão e estresse muscular na ansiedade severa.

Pode ser consumida como chá do mesmo jeito que faz chá de hortelã.

Não é aconselhável seu uso durante a gravidez ou lactância e nem em crianças.

Kava Kava

Esta erva da Polinésia vem sendo muito estudada por causa dos seus efeitos no estresse, ansiedade e insônia por seu um ansiolítico natural, com efeito sedativo. Pode ser utilizada para tratar ansiedade moderada e grave.

Normalmente é ingerida como chá ou extratos vendidos em lojas de produtos naturais.

Mas deve-se ter cuidado ao consumir esta erva pois pode reagir com outros medicamentos. Sua toxidade é aumentada com a ingestão de bebidas alcóolicas! Seu uso prolongado pode causar problema no fígado. Não é aconselhável seu uso durante a gravidez ou lactância e nem em crianças menores de 12 anos.

Dicas de calmantes naturais
Dicas de calmantes naturais

Lúpulo

O lúpulo não serve apenas para a cerveja. Ele possui ação calmante e sonífera, indicada para combater insônia, estresse e dores de cabeça.

Deve-se ingerir como chá de lúpulo preparando uma colher de chá para cada xícara de água fervendo.

Agripalma

A agripalma (Leonurus cardiaca) é uma erva medicinal muito usada no tratamento de ansiedade, problemas do coração, pressão alta, insônia, nervosismo, cólicas menstruais e outros.

Esta erva pode ser consumida como extrato em cápsulas ou tintura para ser dissolvida na água. Algumas pessoas também fazer o chá da agripalma. Deve-se usar duas colheres a erva seca para cada xícara de água fervendo. Deixe uns 10 minutos, coe para tomar.

Maracujá

As folhas de maracujá são tão boas como calmante quanto a Kava Kava, e não possui os efeitos colaterais da mesma. Contém alcalóides de flavonóides, substâncias que atuam como analgésico e relaxante muscular. Recomendado para casos de ansiedade leve a moderada, mas pode ser consumido na ansiedade severa. É muito usado por pessoas em tratamento de dependências químicas.

Além disso também é indicado para atenuar sintomas da asma e aliviar dores de cabeça e cólicas.

Pode ser ingerido tomando chá das folhas de maracujá ou como cápsulas de produtos naturais vendidos em farmácias.

Valeriana

A raiz de valeriana é muito usada como sedativo, principalmente no caso de insônia, mas também é usada para relaxar músculos e reduzir tensão física. Algumas pessoas também a usam para aliviar cólicas uterinas.

Deve-se preparar o chá colocando uma colher de chá da raiz picada em uma xícara de água fervente. Deixe uns 10 minutos, coe e beba.

Não é recomendado para crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou qualquer pessoa que esteja tomando outros antidepressivos ou medicamentos anti-ansiedade.

Scutellaria lateriflora ou Solidéu da Virgínia

É uma planta medicinal sedativa e anti-inflamatória poderosa, muito usada para relaxar os músculos, combater insônia, taquicardia e depressão.

Para preparar o chá deve-se colocar 25 gramas em meio litro de água quente por 20 minutos. Depois coe e tome.

Mas deve-se ter muito cuidado! Não é recomendada para mulheres grávidas e lactantes, nem para crianças. Há relatos de efeitos adversos de comprometimento cognitivo, hepatotoxicidade. Sua química ainda precisa ser identificada corretamente.

Erva de São João

Esta erva é usada principalmente como laxante e diurético mas também é muito eficaz no combate à depressão. Ela ajuda a melhorar o humor. Mas é importante ter muito cuidado pois possui contraindicações sérias como psicose, fotossensibilidade na pele, crise hipertensiva e interage com outros medicamentos.

Estas são algumas dicas de calmantes naturais. É importante relembrar que a maioria dos calmantes naturais acima não são indicados para grávidas ou lactantes. Sempre consulte seu médico quando for tomar qualquer remédio, seja natural ou não! Nunca misture remédios naturais com remédios prescritos pelo médico nem com bebidas alcóolicas. Nunca tome estes calmantes naturais por um longo período de tempo sem falar com médico.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.