As escovas de cabelo são tão sujas quanto as esponjas e carpetes, elas acumulam tanta sujeira que a maioria das pessoas não fazem idéia. Além do cabelo também ficam presos óleo, poeira, pele morta e até ácaros. Se for possível limpe toda semana, se não tiver tempo para isto, limpe pelo menos uma vez por mês. Veja agora as dicas de como higienizar e limpar escovas de cabelo corretamente.

Como higienizar e limpar escovas de cabelo

Para começar remova todo o cabelo preso na escova. Utilize os dedos mesmo, se for muita quantidade você pode usar um pincel ou cabo de um pente fino. Coloque o cabo por baixo do cabelo preso e vá fazendo movimentos para cima da escova. Se ficar muito difícil ajude cortando com a tesoura.

Misture shampoo ou detergente de cozinha ou sabão líquido com água morna (quem quiser pode adicionar um pouquinho de bicarbonato de sódio). Faça a mistura em um potinho. Você irá usar uma escova de dente velha. Coloque a escova de dente dentro desta mistura. Depois esfregue delicadamente a escova de cabelo, vá passando entre as cerdas. Esfregue também as cerdas pois elas entrarão em contato com o cabelo posteriormente.

Se a escova for cabo de madeira é importante não molhar o cabo, pois pode apodrecer a madeira! Para finalizar enxágue a escova embaixo da bica para remover todo sabão. Deixe ela embaixo até a água começar a sair limpa. Se necessário passe papel toalha para secar mais rápido. Depois deixe secar ao natural.

Como higienizar e limpar escovas de cabelo
Como higienizar e limpar escovas de cabelo

Em casos que a limpeza da escova nunca foi feita ou passou muito tempo sem limpar a escova, é recomendado desinfectá-la. Só faça esta etapa quando ficar muito tempo sem limpar a escova! Coloque a parte superior da escova submersa na mistura de uma parte de vinagre para uma parte de água. Tem que colocar em um potinho que dê para deixar a parte superior da escova toda dentro do líquido. Quando terminar é só deixar secar em cima da toalha.

Informações extra

Nos dois casos acima é importante também limpar o cabo da escova. Mas é preciso ficar atento ao material do cabo. A maioria deles, de plástico ou espuma, pode ser limpo com pano umedecido em água. Se necessário utilize um pouquinho de sabão líquido para remover gorduras.

Escovas que tenham almofada embaixo das cerdas não podem ficar molhadas por muito tempo. Neste caso não deixe de molho no vinagre pois poderá estragar e descolar a almofadinha! Use somente a escovinha de dente com sabão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.