Preciso esperar 5 minutos no termômetro digital?

Preciso esperar 5 minutos no termômetro digital para medir a temperatura da febre corretamente como era feito com o termômetro de mercúrio? Ou será posso retirar quando soar o apito ou beep avisando que terminou? A seguir explicaremos sobre o termômetro digital e seu tempo de medição de temperatura corporal.

Preciso esperar 5 minutos no termômetro digital?

Os termômetros digitais são mais rápidos e mais precisos para medir a temperatura corporal. Eles podem ser utilizados na boca, debaixo do braço (axila) e no reto. Normalmente são feitos de plástico com sensor na ponta e uma janelinha na outra extremidade, que indica a temperatura.

Preciso esperar 5 minutos no termômetro digital?

Esses tipos de termômetros são regulamentados pelo Inmetro e possuem certificação justamente por funcionarem corretamente. Ou seja, eles conseguem medir a temperatura real da pessoa no tempo do beep/apito, normalmente uns 30 a 60 segundos. Se eles não conseguissem, não seriam aprovados nos testes realizados pelo Inmetro.

Mas é importante informar que nem todos os termômetros digitais possuem certificação do Inmetro e da Anvisa. Nesses casos podem haver falhas no dispositivo impedindo a medição correta da temperatura corporal. Por isso você deve procurar um que possua o selo de certificação que vem colado na parte de trás do aparelho. Antes de comprar verifique se tem registro na Anvisa (explicamos como no segundo tópico).

Você ainda irá encontrar médicos que recomendam deixar o termômetro de 3 a 5 minutos embaixo da axila, mesmo os digitais. Eles acreditam que assim o resultado da temperatura será mais preciso. Caso você queira verificar, tire a medida da temperatura no beep e depois tire novamente deixando os 3 a 5 minutos.

Informações importantes

Para saber se o termômetro digital possui registro na Anvisa acesse esta página de busca de registros. Digite o nome do produto e o CNPJ da empresa (substitua pelo qual você quer procurar, colocamos um de exemplo), clique em “Consultar”. Se não conseguir encontrar veja nesta outra página clicando em “Lista de dispositivos médicos regularizados”, ele vai salvar um arquivo do Excel e você poderá abrir para procurar o termômetro.

Além de comprar um que possua uma selo do Inmetro, você deve sempre ler o manual, pois dependendo do modelo, pode haver alguma diferença na maneira de medir.

É importante lembrar que esses termômetros digitais possuem vida útil. Normalmente o tempo vem escrito no manual impresso que vem dentro da caixinha, e costuma ser de 200 a 250 horas de uso contínuo ou 1 mil usos.