Como fazer alguns alimentos durarem um pouco mais

Como fazer alguns alimentos durarem um pouco mais? É sempre importante tentar manter os alimentos frescos o máximo de tempo possível para evitar desperdício de comida e de dinheiro. Principalmente porque no Brasil os preços sobem a cada dia que passa. Neste post trazemos algumas dicas do que você pode fazer para evitar que alguns produtos perecíveis, como leite, ovos e farinha, estraguem muito rápido.

Como fazer alguns alimentos durarem um pouco mais

A dica mais importante é verificar a despensa ou o local em que guarda as embalagens fechadas. Esses produtos precisam ficar em temperaturas frescas, local seco e escuro, sempre dentro de embalagens herméticas, pois elas protegem contra bactérias e umidade. A temperatura ideal da despensa costuma ser entre 20°C e 24°C. A umidade também não pode ser muito alta, pois irá fazer os produtos mofarem rapidamente. Se onde você mora é muito úmido, dê preferência para guardar alguns produtos na geladeira.

A temperatura ideal para geladeira é entre 2,7°C e 4°C, e a do freezer -17°C. Caso a geladeira não tenha termômetro, existem vários dísponiveis que você pode colocar na sua.

Nem sempre após a data de validade quer dizer que o produto estará ruim para comer. Normalmente elas indicam o tempo que o produto está na melhor qualidade. Depois desse tempo já começa a perder suas propriedades. Verifique o aspecto do alimento para saber se está com deterioração, mofo ou algo estranho, se estiver descarte.

Como fazer alguns alimentos durarem um pouco mais?

Por exemplo: leite pode durar até cinco dias depois da data se ficar armazenado na temperatura correta. Você poderá verificar a qualidade pelo aspecto e cheiro. Se estiver algo errado ele estará talhado e com cheiro de azedo.

É importante lembrar que as doenças transmitidas por alimentos são causadas por contaminação e não pelo processo natural de decomposição. Somente no caso do mofo que se deve ter muito cuidado, pois alguns tipos de mofo podem ser bastante prejudiciais para saúde.

Abaixo trazemos dicas para conservar alguns alimentos:

Banana – assim que estiver madura guarde na geladeira, mesmo a casca escurecendo, ela irá durar mais tempo sem estragar do que se você deixar na temperatura ambiente. Se estiver amadurecendo demais, remova da casa e congele.

Ervas frescas (alecrim, tomilho, manjericão, salsa e outras) – a dica é fazer um purê com as ervas e azeite, depois colocar na forma de gelo vazia. Leve ao freezer, após congelamento passe para sacos de congelamento e volte ao freezer.

Farinha – as farinhas devem ser mantidas na geladeira em recipiente bem fechado. Elas podem durar até dois anos e não correm risco de dar bicho. Também pode ser congelada no freezer indefinidamente. Mas atenção, a farinha integral só dura dois meses na temperatura ambiente e uns quatro meses no freezer.

Folhas verdes (alface, couve, espinafre e outros) – duram até sete dias embalados em saco na gaveta da geladeira. Com exceção da alface, acelga e parecidas, as outras podem ser congeladas no freezer e duram até dez meses. É recomendado fazer branqueamento.

Grãos de café – nunca refrigere os grãos, pois eles absorvem a umidade, cheiro e sabor da geladeira. Guarde em recipiente hermético opaco, local fresco e escuro.

Manteiga – deixe na geladeira, ela pode durar um a dois meses sem ficar ruim. Caso não coma tudo, guarde no freezer em recipiente hermético, pode durar até nove meses no freezer.

Massas secas – podem ficar em temperatura ambiente em recipiente hermético por até dois anos, mesmo após a data de validade (verifique mofo antes de comer!). Se a embalagem foi aberta irá durar um ano se for semolina e três meses se for de ovo.

Massas frescas – duram quatro a cinco dias na geladeira, mas pode ser congeladas por até oito meses.

Ovos – os ovos duram até cinco semanas na geladeira, mas se não for comer tudo você pode congelar por até 12 meses. Mas atenção! É preciso bater a gema para congelá-la. Caso use em doce, bata com açúcar (uma colher de chá e meia para cada quatro gemas), se for usar em salgado bata com sal (⅛ de colher de chá para cada quatro gemas). Não precisa bater as claras.

Pão – nunca coloque pão na geladeira, pois estragarão muito mais rápido. Deixe na temperatura ambiente local escuro e seco. A dica para armazenar por mais tempo é congelar no freezer, ele pode durar até três meses.

Queijos – os queijos podem ser congelados no freezer por até seis meses, mas ficam com textura estranha, quebradiços.

Sopas e molhos – se não for comer tudo coloque em recipiente hermético no freezer, assim você não será obrigado a comer ou usar no dia seguinte.

Uvas – as uvas estragam muito rápido, só duram sete dias na geladeira. A dica é congelar inteiras mesmo colocando na forma, depois de congeladas passe para recipiente hermético e retorne para o freezer.