O açúcar mascavo é mais saudável que o branco?

É verdade que o açúcar mascavo é mais saudável que o branco ou isso é um mito criado pelas pessoas com o tempo? Neste post vamos falar um pouco sobre esses dois tipos de açúcar, se faz mesmo diferença dar preferência para um em vez do outro e a quantidade diária recomendada para consumo.

O açúcar mascavo é mais saudável que o branco?

Infelizmente essa afirmação pode ser considerada um mito. Não é porque o açúcar é mais escuro e menos processado que ele irá fazer menos mal para sua saúde. O que ocorre é que no processo de refino da cana-de-açúcar, forma-se um xarope residual conhecido como melaço, que dá a cor escura ao açúcar mascavo.

O açúcar mascavo é mais saudável que o branco?

O açúcar mascavo são os cristais de açúcar que retiveram parte do melaço, ou seja, ele é o açúcar branco com melaço. Isso não quer dizer que ele seja mais natural que o branco. Quando o refino prossegue, esse melaço é removido e é obtido o açúcar branco, como o conhecemos.

O melaço até contém algumas vitaminas e sais minerais, como potássio e magnésio, mas a quantidade de açúcar mascavo que você deve comer diariamente, não será suficiente para prover as quantidades necessárias dessas vitaminas e sais minerais que seu corpo necessita.

Para o seu corpo não faz diferença alguma se está comendo açúcar mascavo ou branco.

Qual a quantidade diária recomendada de açúcar?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o recomendado é 50 g de açúcar por dia ou 12 colheres de chá, para uma pessoa adulta saudável em uma dieta de 2 mil calorias. No Brasil a média consumida é de 80 g por pessoa diariamente. Não importa se é açúcar branco ou mascavo, a quantidade recomendada é a mesma.

O açúcar dos doces ultraprocessados é o mesmo que está presente nas frutas. A diferença é que os doces e outros produtos relacionados, geralmente contém mais açúcar por porção, o que significa mais calorias, calorias vazias. Enquanto na fruta a pessoa estará ingerindo fibras, vitaminas e nutrientes que ajudarão a deixar saciado por mais tempo, evitando que você coma outra coisa logo em seguida, inclusive outro doce.

Quando falamos em fruta, estamos falando sobre a fruta inteira e não o suco da fruta. No suco, as pessoas costumam utilizar mais frutas e ainda remover as fibras, o que pode ser tão prejudicial para saúde quanto o açúcar branco e mascavo.