Leite faz bem para o corpo ou é mito?

É verdade que leite faz bem para o corpo, ou isso é mito? Todas as pessoas devem tomar leite ou não é considerado um alimento essencial para nossa saúde? Neste post falaremos um pouco sobre o leite, amado por uns, odiado por outros e um horror para aqueles que possuem intolerância à lactose.

Leite faz bem para o corpo, verdade ou mito?

Alguns nutricionistas recomendam que as pessoas bebam três copos de leite por dia para obter o cálcio e vitamina D necessários para ter uma boa saúde. Que o leite deixa os ossos mais fortes, pois o cálcio presente se acumula no corpo durante a vida, prevenindo contra fraturas.

Mas uma revisão de vários estudos feitos por médicos da Harvard University não conseguiu mostrar relação entre beber mais leite ou tomar suplementos de cálcio e vitamina D, e sofrer menos fraturas ósseas.

Leite faz bem para o corpo ou é mito?
Leite faz bem para o corpo ou é mito?

Na revisão foi possível verificar que em países onde o consumo de leite é maior como a Suécia, ocorrem mais fraturas do quadril do que países que consomem menos leite como a China. Mesmo com diferenças genéticas e nível de atividades físicas realizadas nestes países, pode-se perceber que não são necessárias altas quantidades de laticínios para impedir que os ossos fraturem.

Além disso aquele mito de que beber leite desnatado é melhor que o integral também foi refutado. Estudos com crianças, adolescentes e adultos, mostraram que o consumo de leite integral está associado a um menor ganho de peso e menor risco de obesidade, comparado com mesma quantidade de leite desnatado. Também não há ligação clara entre leite integral e câncer ou doenças cardíacas.

Os alimentos ricos em gordura boa não são só mais saudáveis como também nos fazem se sentir saciado por mais tempo, consequentemente comendo menos. Portanto se for beber leite, dê preferência para o leite integral.

Conclusão

O que o estudo conclui é que provavelmente nós não deveríamos estar bebendo leite. As alegações de que precisamos de grandes quantidade de cálcio do leite para nossa saúde e ossos são imprecisas e não são suportadas por evidências:

Não há exigência humana de beber leite de outros animais. Todos nutrientes do leite podem ser obtidos de outras fontes alimentares como couve, brócolis, nozes, sementes, feijão, sardinha e outros alimentos integrais.

Portanto, se você segue uma dieta saudável com legumes, verduras, carnes e sementes, não há necessidade de beber leite e consumir outros laticínios para se manter saudável e evitar fraturas ósseas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.