Alimentos orgânicos não contêm agrotóxicos e são mais nutritivos?

Alimentos orgânicos não contêm agrotóxicos e são mais nutritivos? Verdade ou mito? Quando falamos que os legumes, verduras e frutas foram cultivados organicamente, quer dizer que eles são livres de pesticidas? Neste post falaremos um pouco sobre as evidências relacionadas aos alimentos orgânicos e se eles possuem mesmo mais nutrientes que os alimentos convencionais.

Alimentos orgânicos não contêm agrotóxicos

Infelizmente, se você está consumindo legumes, verduras e frutas orgânicas porque acredita que eles são livres de agrotóxicos, sinto informar, mas isso não é verdade. A agricultura orgânica, assim como outras formas de agricultura, ainda usa pesticidas e fungicidas para impedir que os bichos destruam suas plantações.

Alimentos orgânicos não contêm agrotóxicos e são mais nutritivos?

Os agricultores orgânicos podem utilizar produtos químicos derivados de fontes naturais e pouco processados, são chamados “pesticidas e fungicidas naturais” ou “agrotóxicos orgânicos“. Por isso seus produtos são considerados orgânicos, e não porque na sua plantação, não são utilizados agrotóxicos. Nos alimentos convencionais são utilizados agrotóxicos sintéticos.

Nem sempre o agrotóxico natural é menos perigoso que o sintético. Um exemplo de um pesticida natural considerado perigoso para saúde é a rotenona. Esse pesticida foi descontinuado nos Estados Unidos e banido na Europa, pois descobriram que ela mata atacando as mitocôndrias, organelas que produzem a maior parte de energia das células vivas. A exposição à rotenona causou sintomas semelhantes à doença de Parkinson em ratos e tinha potencial para matar várias espécies, inclusive humanos.

Existem fazendas orgânicas e até fazendas convencionais que não usam pesticida em suas plantações. A melhor maneira de controlar o que está comendo é conhecendo a fonte, por isso o importante é dar preferência para os agricultores locais. Converse com a pessoa que vende os produtos e pergunte os métodos utilizados em sua plantação.

Orgânicos possuem mais nutrientes?

Não, de acordo com estudos realizados por diferentes instituições, não existe diferença significativa nos nutrientes de produtos cultivados de maneira orgânica ou de maneira convencional. Isso ocorre, pois as características nutritivas não têm a ver com o tipo de manejo, e sim com as características do solo. Portanto, se você está comprando só por esse fator, pode pensar duas vezes antes de comprar novamente.

Então por que dar preferência aos orgânicos?

De acordo com as pesquisas, os alimentos orgânicos podem conter quase cinco vezes menos resíduos químicos do que os alimentos da agricultura tradicional, reduzindo assim o risco de intoxicação por agrotóxicos. Para se ter uma ideia, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, mais de 300 mil toneladas por ano, onde ainda são usados agrotóxicos proibidos em outros países.

Os orgânicos também estão até 33% menos expostos a bactérias resistentes a antibióticos. Além disso, o modelo de agronegócio na agricultura tradicional “costuma” trazer mais malefícios ao meio ambiente do que na orgânica.

A produção de alimentos sem “veneno” para as pragas ainda é um grande desafio tecnológico, principalmente na agricultura industrial (grande escala). Será preciso muita pesquisa e análise de técnicas de manejo mais eficientes para que o impacto ecológico seja reduzido, inclusive na agricultura orgânica.