Não tem dormido direito? Está achando que tem engordado por causa das noites mal dormidas? Será que dormir pouco engorda ou emagrece? Dormir pouco faz mal para saúde ou é mito? É importante ter as respostas para estas perguntas para mantermos nosso corpo saudável sem riscos para nossa saúde. Saiba mais sobre o impacto do sono no nosso apetite e sua relação com ganho de peso.

Dormir pouco engorda ou emagrece?

Pesquisas recentes mostraram que se você perder 30 minutos de sono por dia aumenta o risco de obesidade e diabetes. Muitas pessoas acumulam noites mal dormidas durante a semana por conta de trabalho e atividades, depois tentam compensar o sono perdido no fim de semana. Mas o tempo perdido de sono durante a semana pode levar a perturbações metabólicas a longo prazo, que podem promover o início ou agravar a progressão da diabetes tipo 2.

O nosso corpo libera diariamente hormônios específicos que aumentam ou diminuem o apetite. A privação do sono faz com que ocorram alterações nestes hormônios que controlam nossa fome. Há redução dos níveis de leptina, responsável por saciar a fome, e aumento do nível de grelina, que estimula o apetite. Como resultado o apetite pode continuar mesmo que você tenha comido o suficiente para saciá-lo. Causando assim o ganho de peso.

Dormir pouco engorda ou emagrece
Dormir pouco engorda ou emagrece?

Agora você já sabe que comer pouco causa ganho de peso, a pessoa engorda. Além de ter mais vontade de comer e beber, a pessoa acaba realizando menos atividades físicas pois fica sem energia para realizá-las.

Outras pesquisas também mostraram que a falta do sono aumenta os níveis de endocanabinóides, compostos do cérebro que estão ligados ao apetite. Estes mesmos compostos são ativados quando a pessoa fuma maconha, o que acaba causando a fome. Acredita-se que estes endocanabinóides trabalham no sistema de recompensa do cérebro, dando sensação de prazer quando você come.

E as bactérias intestinais, têm alguma relação?

Alguns pesquisadores da Suíça descobriram que a falta de sono altera o equilíbrio das bactérias intestinais, mexendo com proporção de bactérias boas no sistema de digestão. A modificação foi observadas no intestino de pessoas obesas e pessoas com peso normal após dois dias que elas ficaram com sono alterado.

Estas alterações são importantes pois as bactérias intestinais interferem na capacidade de processar vários nutrientes.

Os hábitos diários podem ser afetados?

Outras pesquisas mostraram que nossos hábitos como gastos com comida também podem ser afetados pela falta de sono. Cientistas mostraram que as pessoas tendem a comprar alimentos com mais calorias quando não dormem bem no dia anterior. Isto por que a privação de sono prejudica o pensamento crítico, aumentando o desejo de impulsividade.

Portanto não fique sem dormir direito durante a semana. Busque sempre ter uma noite bem domida, não importa o dia. O recomendado é pelo menos 7 horas de sono por noite. Bons sonhos!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.