Umidade faz mal para saúde?

O excesso de umidade faz mal para saúde ou é a baixa umidade que é prejudicial? Quando se deve usar desumidificador de ar e umidificador? Quais problemas podem ocorrer com a saúde relacionados à umidade? Neste post explicaremos um pouco sobre a umidade do ar e o que fazer quando o ar estiver muito seco ou muito úmido.

Umidade faz mal para saúde?

A umidade no ar refere-se à quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Tanto o excesso de umidade no ar quanto a baixa umidade podem causar problemas de saúde. Como tudo em nossa vida, ela também precisa ser moderada. O nível “ideal” de umidade para o organismo humano gira entre 35% e 60%.

A baixa umidade do ar dificulta a hidratação e pode causar ressecamento da pele, irritação das vias nasais (com risco de sangramento), irritação na garganta e ressecamento dos olhos.

Umidade faz mal para saúde?

No excesso de umidade pode ocorrer condensação do vapor nas paredes, pisos e superfície que desencadeiam crescimento de bactérias nocivas, bolores e ácaros. São alérgenos que podem causar problemas respiratórios e desencadear crises de asma e alergia como rinite.

O que fazer se o ar estiver muito úmido?

A umidade do ar costuma ser alta durante o verão. Se onde você mora está com o nível de umidade muito alto, você precisará comprar um desumidificador de ar ou utilizar ar condicionado.

O ar condicionado seca o ar do ambiente, mantendo a umidade local a um nível confortável. Já o desumidificador absorve a água do ar, reduzindo os níveis de umidade local. Ele faz o mesmo processo do ar condicionado, mas sem resfriar o ambiente. O ar úmido entra no desumidificador e encosta em uma serpentina fria, onde ocorre choque térmico que causa condensação desse vapor. Ele se transforma em água e cai dentro do reservatório. O ar seco é então devolvido para o ambiente com a umidade reduzida.

Quem não tiver como comprar esses equipamentos, uma dica para reduzir a umidade de dentro de casa é deixar as janelas abertas, aumentando a ventilação e circulação do ar. Isso deve ser feito principalmente no banheiro, onde a umidade é maior devido ao vapor da água quente do banho. Se o banheiro está ficando com muito mofo, utilize exaustor.

O que fazer se o ar estiver muito seco?

A baixa umidade do ar costuma ocorrer no inverno, quando ocorre redução dos períodos chuvosos. Para quem mora em local que é muito seco, o ideal é utilizar umidificador de ar.

Mas é importante ter muito cuidado com os umidificadores. Se não forem limpos regularmente, podem ser um local perfeito para proliferação de bactérias e mofo. O que o torna prejudicial para pessoas com asma e alergias. Antes de comprar umidificador, converse com seu médico para saber se é realmente necessário.

Também existe o ar condicionado evaporativo e climatizador evaporativo, indicados para locais em que a umidade do ar é muito baixa e a temperatura é quente. Eles reduzem a temperatura e aumentam a umidade local.

Quem não tiver como comprar umidificador, uma dica é colocar toalhas molhadas ou recipientes com água nos quartos onde as pessoas dormem. Além disso, mantenha as janelas da casa abertas para aumentar a circulação do ar, o tempo seco causa acúmulo de ácaros, poeiras e fungos nos carpetes e cortinas. Evite usar vassoura quando o tempo estiver assim, pois você irá levantar o pó, use aspirador e panos úmidos na limpeza.