Para que serve o buraco na pálpebra dos olhos?

Para que serve o buraco na pálpebra dos olhos? Muitas pessoas já devem ter reparado no buraquinho que temos nas pálpebras dos olhos, mas porque será que eles existem? Servem para algum propósito ou estão ali por estética? Neste post falaremos um pouco sobre o ponto lacrimal inferior, esse é o nome do buraquinho nas pálpebras presente nos olhos das pessoas.

Para que serve o buraco na pálpebra dos olhos

O ponto lacrimal inferior é completamente normal, algumas pessoas possuem o ponto lacrimal maior que outros, sendo mais fáceis de serem visualizados no espelho. Eles ficam a uns dois milímetros do canto interno da pálpebra inferior de cada olho.

O buraquinho não produz as lágrimas, mas faz parte do sistema de escoamento das lágrimas e drenagem dos olhos. As lágrimas são produzidas nas glândulas lacrimais e o buraquinho drena essas lágrimas.

O buraquinho abre permitindo que a lágrima escorra pelo saco lacrimal e do saco lacrimal elas drenam pelo canal lacrimal saindo pelo nariz. Por isso quando choramos muito ficamos com o nariz escorrendo e podemos sentir o sabor das lágrimas em nossa garganta.

Para que serve o buraco na pálpebra dos olhos?

Existe inclusive uma técnica chamada oclusão dos pontos lacrimais, onde são inseridos plugues em forma de cilindro nos pontos lacrimais para não deixar as lágrimas serem drenadas e evitar o ressecamento dos olhos, ajudando assim a combater infecções.

Pode ocorrer ainda obstrução do ponto lacrimal causado por pus, inclusive regurgitação de pus através do ponto lacrimal, causado por problemas como a dacriocistite.

Algumas pessoas conseguem fazer sair água, leite e outros líquidos pelo ponto lacrimal, sugando o líquido pelo nariz. Existem inclusive vídeos no YouTube, mas as pessoas não devem repetir essas coisas em casa, pois pode causar infecções graves nos olhos.