Por que quando tiramos sangue pode ficar roxo?

Por que quando tiramos sangue pode ficar roxo? O que acontece com a pele quando se tira sangue e no local acaba ficando uma mancha roxa feia? Neste post explicaremos sobre a formação de hematoma que pode ocorrer com algumas pessoas quando tiram sangue para exame ou doação.

Por que quando tiramos sangue pode ficar roxo?

A mancha roxa que aparece, conhecida como hematoma, é causada pelo extravasamento do sangue para o tecido sob a pele.

Normalmente ocorre por problema na hora da coleta, mas também pode ser devido as veias da pessoa serem muito finas, se fizer compressão inadequada do local puncionado ou até por efeito de aspirina e algum outro medicamente que “afina” o sangue.

Por que quando tiramos sangue pode ficar roxo?

O hematoma também pode ocorrer após uma coleta de sangue bem sucedida, se a pessoa carregar objetos pesados após a coleta ou até se dobrar o braço.

Não faça massagem em cima do local logo após a coleta do sangue, pois isso aumenta a chance de formar o coágulo. O local tem que ser pressionado por alguns minutos.

Uma recomendação para ajudar a reduzir a dor e o aumento do hematoma, é colocar compressa fria por 24 horas, não mais do que isso. Passe gelo dentro de um pano fino por 15 minutos. Depois tire o gelo, espere uma hora e passe novamente, repita até ver que a dor aliviou (por 24 horas).

Depois de 24 horas do hematoma, se não melhorar, pode ser utilizada compressa morna por 20 minutos para aumentar a circulação sanguínea no local e remover o coágulo formado. Repita somente depois de 1 hora, se necessário.

Normalmente a mancha roxa some em 2 semanas. Se não estiver desaparecendo, entre em contato com seu médico e explique o ocorrido.