O que pode interferir nos resultados de exames

O que pode interferir nos resultados de exames de sangue, urina e fezes? Se eu comer antes de algum exame, a alimentação pode modificar os resultados? Se fizer alguma atividade física, pode ocorrer alteração enganando nos valores? E tomar bebida alcoólica? Neste post falaremos um pouco sobre o que pode ou não interferir nos resultados dos exames que fazemos em laboratórios, assim você poderá ter cuidado caso tenha que fazer algum.

Alimentação pode interferir nos resultados de exames

Muitas pessoas acham que comer antes de fazer exames não tem problema, mas não é verdade. Tudo vai depender do tipo de exame que você irá realizar, um dos mais afetados é o de triglicérides.

Um exemplo de alteração que pode ocorrer é se você está com triglicerídeos normais e decide comer uma feijoada ou algum outro prato gorduroso no dia anterior à coleta do sangue. O exame poderá trazer um resultado de triglicerídeos alto erradamente, devido à comida que foi ingerida. O mesmo acontece ao contrário, caso você esteja com triglicerídeos alto, e nos dias anteriores à coleta do sangue resolve fazer dieta rígida. O exame irá dar um resultado baixo falsamente.

Nos cinco dias anteriores à uma coleta de exame de triglicérides é importante manter a dieta que está acostumado no dia-a-dia. Outro detalhe importante é fazer o jejum de 12 a 16 horas (somente água é permitido) para realizar a coleta do sangue no exame de colesterol total e frações.

Atividade física pode interferir nos resultados?

Dependendo da atividade física que vai realizar, sim, ela poderá alterar os resultados, principalmente se for atividade intensa. Um exemplo é no exame de glicemia, que mede o nível de glicose na corrente sanguínea. Ele pode dar um resultado falso de baixo açúcar no sangue devido à atividade física intensa.

O que pode interferir nos resultados de exames
O que pode interferir nos resultados de exames

Por isso mantenha seu dia-a-dia o mais normal possível do que você já fazia. No caso do exame de glicemia inclusive é preciso realizar o jejum de 8 a 12 horas, ingerindo somente água neste tempo.

Bebidas com álcool podem modificar os exames?

As bebidas alcoólicas interferem sim nos exames, principal os de colesterol, triglicerídeos e gama GT. Basta uma dose, pode ser vinho, cerveja ou cachaça, uma dose na véspera irá invalidar os resultados do exame.

Antes de fazer qualquer exame de sangue, fique dois dias sem ingerir bebida alcoólica. No mínimo dois dias.

Fumar cigarro interfere nos resultados?

O cigarro pode alterar vários exames, portanto evite fumar no dia que for realizar a coleta dos seus exames. No caso de exames com curva glicêmica o fumo é proibido.

Pode beber água no jejum?

Sim, a água não quebra seu jejum. Mas atenção! O excesso de água pode interferir nos exames de urina.

Outras bebidas com água como café, suco, leite, quebram o jejum, somente a água pura que não quebra, mas não exagere se for exame de urina.

A menstruação pode interferir nos resultados de exames?

Exames de sangue normalmente não sofrem alterações devido à menstruação. Mas no caso de exames de urina pode ocorrer modificação, portanto não é recomendado fazer coleta de urina enquanto estiver no período menstrual.

Caso não tenha jeito e seja urgente, é preciso fazer higienização na hora do exame e usar tampão vaginal, para que o sangue não caia no pote de urina contaminando-a.

Informe ao médico se você estava menstruada no momento que fez o exame, pois os hormônios sofrem variações durante o ciclo.

Medicamentos podem alterar os exames? É preciso parar de tomar antes?

Nunca pare de tomar seus medicamentos, a não ser que seu médico recomende e fale que é seguro. No momento da entrega da coleta informe ao laboratório todos os medicamentos que está usando.

Como pode-se perceber, alguns fatores podem influenciar e modificar os resultados de exames. Portanto siga corretamente o recomendado pelo seu médico e pelo laboratório, não invente e modifique a alimentação, senão você estará modificando informações importantes para sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.