Loratadina serve para quê? Quais efeitos colaterais?

Loratadina serve para quê? Quais efeitos colaterais? Esse medicamento pode ser perigoso se tomado indiscriminadamente? Tem risco de morte? Neste post falaremos um pouco sobre a loratadina, uma fármaco anti-histamínico muito popular no Brasil e no mundo, usado no tratamento de sintomas que estão relacionados à rinite alérgica.

Loratadina serve para quê?

A loratida é um anti-histamínico que reduz os efeitos da histamina química natural no organismo. É a histamina quem produz sintomas de espirro, coceira, olhos lacrimejantes e coriza.

Por isso esse medicamento é usado para tratar espirros, coriza, olhos lacrimejantes, urticária, erupção cutânea, coceira e outros sintomas de resfriado e alergia, como no caso da rinite alérgica.

Loratadina serve para quê? Quais efeitos colaterais?
Loratadina serve para quê? Quais efeitos colaterais?

Loratadina dá sono?

Sim, esse é justamente um dos efeitos colaterais do remédio que foi verificado em adultos e crianças maiores de 12 anos. Este medicamente não causa agitação.

Quais efeitos colaterais da loratadina? Pode matar?

Em adultos e crianças maiores de 12 anos foram registrados dor de cabeça, sonolência, fadiga, dor de estômago e boca seca. Já em crianças menores de 12 anos até 6 anos foram reportados diarréia, fadiga, sintoma de gripe, estomatite, problemas dentários, dor de ouvido, infecção viral e erupção cutânea.

Pare de tomar a loratadina e entre em contato imediatamente com seu médico se tiver algum dos sintomas abaixo:

  • batimento cardíaco rápido ou irregular
  • dor de cabeça severa
  • tontura como se fosse desmaiar

Também podem ocorrer reações alérgicas como urticária, dificuldade para respirar, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Não foram reportados casos de morte em adultos nem quando a pessoa sofreu overdose. Mas em crianças menores de dois anos existe risco de morte se o remédio for utilizado indiscriminadamente.

Esse medicamento não precisa de receita médica para ser comprado, mesmo assim as pessoas precisam ter cuidados e só comprar com recomendação médica. Principalmente se você tem asma, problemas nos rins ou fígado. Além disso a loratadina pode interagir com vários medicamentos como cloridrato de diltiazem, darunavir, etravirina, fluvoxamina, cresemba, nefazodona e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.