Benefícios do açafrão para a saúde

Procurando os benefícios do açafrão para a saúde? O açafrão é a especiaria mais cara do mundo devido ao método de colheita. Ele é produzido a partir da secagem dos pistilos (estigmas) da flor Crocus sativus, que precisam ser colhidos manualmente de cada uma das flores.

Neste post falaremos um pouco as propriedades desta especiaria que faz sucesso no mundo todo.

Os benefícios do açafrão estão relacionados aos antioxidantes

Benefícios do açafrão para a saúde
Benefícios do açafrão para a saúde

O açafrão contém uma grande variedade compostos vegetais que atuam como antioxidantes. Para quem não sabe, os antioxidantes são moléculas que protegem as células contra os radicias livres e o estresse oxidativo. Entre os antioxidantes presentes estão a crocina, crocetina, o safranal e kaempferol.

A crocina e crocetina são pigmentos carotenoides que dão a cor vermelha do açafrão. Acredita-se que elas tenham propriedades antidepressivas, além de protegerem as células cerebrais contra danos progressivos, melhoram a inflamação e reduzem o apetite, ajudando na perda de peso.

O safranal é responsável pelo aroma e sabor único do açafrão. Acredita-se que ele possa melhorar humor, memória e capacidade de aprendizagem, além de proteger as células do cérebro contra o estresse oxidativo.

O kaempferol é extraído das pétalas das flores e está associado à redução da inflamação, além de ter propriedades anticâncer e antidepressivas. Alguns estudos mostraram que o uso diário de açafrão era tão efetivo quanto outros remédios no tratamento da depressão.

Os danos de radicais livres estão associados aos mais variados tipos de doenças crônicas como, por exemplo, o câncer. Em estudos em laboratório, o açafrão demonstrou capacidade de matar seletivamente células cancerosas de câncer do cólon, pele, próstata, pulmão, mama, e quando não matava, pelo menos suprimia seu crescimento, não afetando as células normais.

Apesar dos resultados positivos em laboratório, ainda são necessários mais estudos em humanos para confirmar essas propriedades de combate ao câncer.

O consumo de açafrão tem algum malefício ou efeito colateral?

Geralmente o açafrão não traz riscos para saúde, no entanto é preciso ter cuidado com pessoas que são alérgicas a esta especiaria.

Doses muito altas do açafrão, 5 g ou mais por dia, podem ser perigosas para mulheres grávidas, devido ao efeito estimulante que esta especiaria tem no útero.