Benefícios do ácido fólico para a saúde

Procurando quais os benefícios do ácido fólico para a saúde? O ácido fólico é um tipo de vitamina B encontrada normalmente em alimentos como feijão, laranja, trigo integral, ervilha, lentilha, fígado, aspargos, beterraba, brócolis, espinafre e outros. A seguir falaremos um pouco sobre benefícios dessa vitamina e se tem algum malefício para saúde.

Benefícios do ácido fólico para a saúde

O folato e ácido fólico são formas diferentes da vitamina B9. O folato é a forma natural da vitamina B9, enquanto o ácido fólico é sua forma sintética, usada em suplementos e alguns alimentos fortificados. A principal diferença entre eles é que o folato é convertido pelo sistema digestivo na forma biologicamente ativa da vitamina B9 antes de entrar na corrente sanguínea. Já o ácido fólico não consegue ser convertido muito bem pelo corpo, podendo se acumular na corrente sanguínea.

Benefícios do ácido fólico para a saúde

A maioria das pessoas consegue obter a quantidade necessária de folato diretamente dos alimentos, mesmo em alguns casos de deficiência (como anemia). Somente em casos específicos é necessário o uso do ácido fólico, por isso ele deve ser utilizado apenas por recomendação médica. Existe a preocupação de que a deficiência de folato pode aumentar o risco de câncer cervical.

O que se sabe sobre o ácido fólico e o folato é que eles ajudam o corpo a produzir e manter novas células, além de prevenir alterações no DNA que podem levar ao câncer.

O recomendado em uma dieta normal é que a pessoa consuma 400 microgramas (mcg) por dia. O limite máximo tolerável de ácido fólico por dia é de 1000 mcg por dia. Não há limite máximo se for folato, a forma natural presente nos alimentos.

O ácido fólico normalmente é recomendado para:

  • Grávidas que não conseguem a quantidade necessária pelo consumo de alimentos (se ocorrer deficiência de folato, o bebê pode nascer com espinha bífida e anencefalia).
  • Alcoólatras, pois o consumo excessivo de bebida alcoólica também aumenta o risco da pessoa ter deficiência de folato.
  • Pessoas com doença hepática.
  • Pessoas que tomam medicamentos específicos ou fazem diálise renal.

O excesso de ácido fólico tem algum malefício?

Apesar da preocupação de algumas pessoas em relação ao ácido fólico não metabolizado na corrente sanguínea, não existe confirmação de que esse acúmulo cause algum problema para saúde.

O que se sabe é que grandes quantidades do ácido fólico podem mascarar uma deficiência de vitamina B12, o que pode resultar em danos neurológicos se esse deficiência não for corrigida.

O ácido fólico tem efeitos colaterais?

Alguns efeitos colaterais raros e moderados são rubores, náusea, perda de apetite, inchaço, gases, gosto ruim na boca, problemas para dormir, depressão, excitação e irritação.

Existem outros efeitos colaterais raros, mas que são mais perigosos como urticária, respiração difícil, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Caso apresente algum desses, procure imediatamente o médico.

Deixe um comentário