Tratamento caseiro para os fungos das unhas

Existe tratamento caseiro para os fungos das unhas? As infecções fúngicas das unhas, mais conhecidas como micose das unhas, são infecções muito comuns das unhas dos pés. Elas fazem com que as unhas fiquem descoloridas, mais grossas e com maior probabilidade de rachar e quebrar. Falaremos um pouco sobre seu tratamento, fatores de risco e outros detalhes dos fungos das unhas.

Como a pessoa pode pegar a infecção? Tem algum fator de risco?

Essas infecções podem ser causadas por vários tipos de fungos diferentes que vivem no ambiente, sendo que os mais comuns são leveduras, dermatófitos e fungos não-dermatófitos. A infecção ocorre quando esses germes entram em pequenas rachaduras na unha ou na pele ao redor da unha.

Qualquer pessoa pode pegar os fungos nas unhas, mas algumas têm mais probabilidade de contrair infecção do que outras, são elas:

  • adultos mais velhos (pois as unhas crescem mais devagar com a idade);
  • quem sofreu lesão ou fez cirurgia na unha;
  • quem tem diabetes;
  • quem tem problemas na circulação sanguínea;
  • pessoas com pé de atleta;
  • quem está com sistema imunológico enfraquecido;
  • quem estiver em uso prolongado de antibióticos;
Tratamento caseiro para os fungos das unhas

Existe tratamento caseiro para os fungos das unhas?

Existem alguns tratamentos naturais descritos na web que dizem ajudar na cura desse tipo de infecção usando vinagre, bicarbonato e outros produtos naturais. Mas a verdade é que não existe comprovação científica de que esses tratamentos funcionem.

Como são difíceis de tratar, é muito importante conversar com médico para ele indicar o melhor tratamento para o seu caso. Tudo irá depender da gravidade do problema.

Os tratamentos para fungos nas unhas podem ser feitos com remédios orais como, por exemplo, a terbinafina oral, e medicamentos de uso tópico na forma de cremes como tioconazol ou esmaltes com amorolfina, terbinafina e fluconazol.

Em alguns casos a combinação dos dois tipos de medicação é a melhor forma de combater esses fungos. Mas deve-se ter cuidado com os remédios orais, pois podem ser perigosos para pessoas com função hepática alterada.

Em casos mais graves o médico solicita a remoção completa da unha comprometida.

Como se prevenir?

Você pode prevenir contra os fungos mantendo suas mãos e pés limpos e secos e as unhas curtas. Além disso, é importante evitar andar descalço em banheiros e vestiários públicos, e não compartilhar cortador de unhas com outras pessoas.

Se você acha que está com micose procure o médico. Ele poderá diagnosticar a infecção fúngica apenas observando a unha afetada. Se necessário é removido um pedaço da unha para ser examinado no microscópio ou em laboratório.