Como saber se está mesmo com fome?

Como saber se está mesmo com fome? É só seguir o que o corpo diz, ou será que nem sempre o corpo avisa quando está precisando de alimentos? Será que podemos sentir fome mesmo depois de acabar de comer?

Normalmente sentimos a barriga roncar quando estamos precisando de algum alimento, mas nem sempre isso acontece. A seguir daremos algumas dicas para você saber quando é hora de comer alguma coisa.

Como saber se está mesmo com fome?

Como saber se está mesmo com fome

A fome é um instinto biológico misturado com resposta aprendida, ela pode ser sentida por sensações físicas mas também tem influências psicológicas, emocionais e culturais.

Muitas pessoas se acostumaram a fazer refeições em intervalos de quatro, cinco, seis horas, não quer dizer que elas não sentiram fome entre esses horários, mas elas se acostumaram com eles.

Por isso fica difícil saber se estamos mesmo nos alimentando por causa da fome, ou se é apenas por hábito ou por estarmos chateados com alguma coisa.

Estudos mostraram que uma pessoa pode ficar com fome se assistir um programa sobre comidas gostosas, mesmo que não estivesse com fome antes. E o contrário é verdadeiro, se ela assistir algum programa com comidas nojentas poderá perder a fome se estava com fome anteriormente. Então apenas confiar no que o corpo diz pode não ser tão confiável assim.

Sempre verifique qual foi a última hora que você comeu e o que comeu. Se passou muito tempo da última refeição e foi pouca coisa que você comeu, pode ser que esteja na hora de comer. Mas se fez uma refeição muito grande ou beliscou alguma coisa há uns 30 minutos, provavelmente seu corpo não precisa de comida ainda.

Você está com algum problema, ansiedade ou estresse? Ou tem alguma coisa para fazer mas está evitando? Essas são influências psicológicas que podem provocar o desejo de comer. Nestes casos pense bem antes de pegar algo para comer, veja se consegue aliviar a fome de alguma outra maneira, faça uma caminhada rápida, converse com alguém.

Está pensando em comer “porcarias” gostosas ou comida verdadeira? Queria um bolo quentinho ou uma barra de chocolate, ou está com fome que comeria uma salada ou um prato de arroz e feijão? Se estava pensando no bolo ou chocolate, então provavelmente você não está com fome, pense bem antes de pegar alguma coisa para comer.

Para ter certeza que é fome mesmo, beba um copo de água e faça outra coisa por alguns minutos, como uma caminhada ou uma conversa com amigos. Se a fome desaparecer em dez minutos, então provavelmente não era fome.

Mas atenção, se você tem alguma pré-condição como diabetes ou algum outro problema de saúde que não pode ficar muito tempo sem comer, não siga essas dicas, continue a dieta que combinou com seu médico. As dicas acima são para você tentar evitar comer além do que é necessário, não é para você passar fome e acabar passando mal.