Comer muita fibra pode causar diarreia?

Será que comer muita fibra pode causar diarreia? As fibras solúveis e insolúveis se ingeridas em muita quantidade podem causar desconforto estomacal e diarreia? A seguir explicaremos sobre o problema de comer muita fibra e o que ela pode causar no nosso processo de digestão.

Comer muita fibra pode causar diarreia?

As fibras são partes dos alimentos que não são digeridas e passam intactas pelo trato digestivo.

Existem dois tipos de fibras, as que se dissolvem na água (solúveis) e as que não se dissolvem (insolúveis). As solúveis diminuem a taxa de comida que passa pelo trato digestivo, já as insolúveis aumentam esta taxa.

Comer muita fibra pode causar diarreia?

Por isso, caso esteja comendo fibras insolúveis e sentindo o intestino irritado, a quantidade de fibras insolúveis pode estar sendo demais para você. O recomendado é que reduza a quantidade das fibras insolúveis que tem ingerido.

Esses são alguns alimentos ricos em fibras insolúveis que você pode reduzir:

  • Amêndoas
  • Sementes
  • Grãos integrais
  • Frutas desidratadas
  • Ervilha seca
  • Feijão branco

Uma dica que você pode fazer é colocar vegetais cozidos no lugar, como cenouras, abóbora, beterrabas, e frutas cozidas ao invés de desidratadas. Também evite comer farinha integral, troque por aveia ou trigo refinados, pão de centeio, macarrão com farinha refinada, arroz branco ou parboilizado e outros.

Erros comuns que cometemos com os alimentos naturais.

Você também pode adicionar mais fibras solúveis na alimentação e bastante água, para aumentar a formação de gel e aumentar consequentemente o bolo fecal e funcionamento do intestino. Alguns exemplos de alimentos com fibras solúveis são aveia, batatas, bananas, abóbora, feijão roxo, maçã, couve-flor, cenoura e outros.