Benefícios da Centella asiatica Gotu Kola para saúde

Conheça agora os benefícios da Centella asiatica Gotu Kola para saúde, como você pode consumir esta erva medicinal e muito mais.

A Centella asiatica também conhecida como Gotu Kola, Brahma-Buti, antanan, brahmi e outros nomes é uma planta herbácea da família Apiaceae da qual pertencem a salsa, a cenoura, o aipó, a erva-doce e outras. É nativa do sul da Ásia e usada como vegetal na culinária (sopas, saladas) e como planta medicinal muito utilizada na medicina tradicional chinesa.

Benefícios da Centella asiatica Gotu Kola

Acelera cicatrização de feridas

As saponinas (triterpenoides únicos) e outros compostos orgânicos presentes na planta estimulam o processo de cicatrização de feridas além de diminuírem inflamação do tecido. Ela acelara a cicatrização estimulando a circulação do sangue para as células, aumentando produção de colágeno e protegendo contra infecções.

Bom para pele

As saponinas presentes são eficazes em melhorar a aparência da pele. Ela possui habilidade de prevenir contra varizes, cicatrizes, rugas e imperfeições na pele. Ela inibe a acumulação de tecido cicatricial, o que mantém a pele bonita mesmo após machucados e cirurgias. A ação antioxidante reduz sinais de envelhecimento e a produção de colágeno refuz rugas e linhas de expressão.

Bom contra celulite

Além de prevenir contra varizes, cicatrizes também foi confirmado em alguns estudos que é um ótimo aliado na luta contra celulite, também conhecida como lipoesclerose. A celulite é uma alteração não inflamatória no tecido adiposo subcutâneo, causada pelo aumento do volume de células de gordura ou pelo aumento da divisão do tecido conjuntivo, que provoca a constrição dos pequenos vasos sanguíneos. Isto causa desordem do metabolismo no tecido, resultando em células de gordura ‘distendidas’ que são os furinhos da celulite.

O chá de Centella melhora a micro-circulação e elimina líquidos e toxinas que causam os furos na pele (celulites).

Regula a pressão arterial

Reduzindo tensão e ansiedade nas artérias e vasos sanguíneos. Além disso reduz tensão no sistema cardiovascular. Protege o coração e previne contra doenças como a aterosclerose, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Melhora cognição

Pois o extrato de Centella tem impacto positivo sobre o sistema circulatório, oxigenando mais o cérebro e permitindo a melhora na cognição. Seus efeitos antioxidantes também são responsáveis neste processo, pois estimulam as vias neurais eliminando placas e radiciais livres no cérebro. Também ficou popular na medicina oriental por ser um suplemento popular para o envelhecimento, pois há evidências que a Centella pode retardar efeitos de doenças como Alzheimer e demência, melhorando memória e inteligência.

Protege o sistema gastrointestinal

Um medicamento tradicional feito com as folhas da planta pode ser usado para dor de estômago severa, ligadas à úlceras gástricas. As folhas possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem melhorar claramente a saúde do intestino e do cólon.

Benefícios da Centella asiatica Gotu Kola
Benefícios da Centella asiatica Gotu Kola

Melhora circulação sanguínea

Ela fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e capilares o que previne hemorragia e otimiza o sistema circulatório. Além disso estimula o fluxo do sangue, o que aumenta oxigenação em diferentes partes do corpo.

Desintoxica o corpo e ajuda a emagrecer

Por ser diurético pode estimular a liberação do excesso de toxinas do corpo, sais, água e gordura pela urina. Ajuda a aliviar tensão nos rins e remove toxinas rapidamente.

Efeitos calmantes

A planta tem propriedades calmantes que ajudam a reduzir estresse e estimula o sono saudável, o que ajuda a acalmar o sistema nervoso, prevenindo contra distúrbios nervosos.

Afrodisíaco

Pode ser usado para aumentar a energia sexual e libido. Além de eliminar fadiga mental e aumentar energia armazenada no corpo.

Estes são os benefícios da centella asiatica, abaixo detalhes sobre como consumir e os efeitos colaterais desta planta.

Como consumir Centella

Existem extratos das folhas Centella asiatica sendo vendidos em várias lojas de produtos naturais como cápsulas. Tome de acordo com o especificado no rótulo. Recomendamos comprar apenas em locais de confiança pois nunca se sabe se vai ter alguma adulteração no produto.

Também está disponível em forma de pomada, gel e creme, para passar na pele e obter todos os efeitos positivos da planta medicinal reduzindo gordura localizada, celulite, prevenindo varizes e outros.

A maneira mais prática de consumir é como chá. O chá de Centella asiatica pode ser preparado por você mesmo em sua casa e pode ser tomado de 2 a 3 xícaras por dia. Para preparar o chá de gotu kola é igual aos outros:

  • coloque uma colher da erva com 500 mL de água na panela
  • leve para ferver, quando ferver desligue e tampe
  • deixe descansar por 10 minutos
  • coe para beber (de preferência sem açúcar)

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais são raros mas podem ocorrer. Se tiver alergia ao creme/pomada, aparecerá uma vermelhidão na região ou coceira, se isto acontecer pare de usar imediatamente e lave a pele. Também pode causar dor no estômago, náusea ou fezes em cores estranhas. Algumas pessoas reportaram sonolência. Qualquer efeito negativo converse com seu médico.

Mulheres grávidas ou amamentando não devem tomar Centella. Mesmo sendo indicada pela medicina oriental para quem sofre de úlcera não é recomendado tomar se tiver úlcera, gastrite, problemas no rins e doenças no fígado.

Medicamentos sedativos, depressores do Sistema Nervoso Central, e benzodiazepínicos (clonazepam, lorazepam etc) interagem com a Centella. Portanto se estiver tomando algum remédio do tipo, não tome este chá pois poderá causar sono demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.