Sintomas da Trombose Venosa Profunda

Quais seriam os principais sintomas da trombose? Neste post, explicamos melhor sobre esta doença, que pode atingir pessoas em qualquer idade.

A Trombose é a formação de coágulo em uma veia profunda que promove obstrução da corrente sanguínea, também conhecido como trombo.

Ela também é conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP), flebite ou tromboflebite profunda. Esta obstrução na veia, solidificação do sangue dentro dos vasos, faz com que o sangue não flua normalmente pela corrente sanguínea e pode ocorrer tanto em veias quanto em artérias.

A diferença entre elas é que trombose venosa ocorre nos vasos que levam o sangue de volta para o coração e pulmão depois de passar pelo corpo, já a arterial faz o contrário, leva o sangue para as extremidades do corpo. Conheça agora os sintomas da trombose venosa profunda e complicações relacionadas à ela.

Sintomas da Trombose

Sintomas da Trombose

O perigo da trombose é que muitas vezes ela não apresenta sintomas, ou seja, é assintomática. Metade dos casos conhecidos passam despercebidos pelas pessoas. Os sintomas mais comuns que estão ligados à trombose são:

Dor ao apertar causado pelo inchaço que pode ocorrer em uma das pernas ou em uma das panturrilhas ou em um dos braços (mais raro). Se o inchaço for em ambos os lados pode indicar outro problema como insuficiência cardíaca, renal etc.

Aumento da temperatura local (pele quente) e sensibilidade.

A pele pode ficar mais escura no local.

Também pode ocorrer vermelhidão do local.

Quais são as complicações da trombose venosa se não tratada?

Uma das complicações é a embolia pulmonar causada pelo deslocamento do trombo que viaja pelas veias e causa oclusão de um vaso no pulmão. Se ocorrer oclusão em múltiplos vasos ou em vasos maiores pode ocorrer falência cardíaca, infarto pulmonar e morte.

Se não tratada corretamente, o sangue pode ficar represado na perna por que não está fluindo adequadamente. Isto é chamado de síndrome pós-trombótica ou síndrome pós-flebítica. Neste caso há formação de um edema crônico (inchaço) que causa sensação de peso e dor e aparecimento de feridas próximas aos tornozelos (eczemas e úlceras nervosas). Estas feridas causam bastante dor e demoram muito para cicatrizar.

O que pode causar trombose?

Pode ocorrer com qualquer pessoa mas a maioria está relacioando com algum fator abaixo:

  • Cirurgias longas em pacientes de 40 anos ou mais
  • Traumatismos
  • Câncer
  • Ficar muito tempo deitado ou sentado (imobilizado), inclusive em viagens aéreas longas
  • História prévia de trombose venosa
  • Gestação
  • Obesidade
  • Insuficiência cardíaca
  • Histórico familiar

Trombose tem cura? Como tratar?

Sim, a trombose tem cura ou pelo menos pode ser tratada durante a vida.

Se for detectada precocemente e o paciente seguir o uso de medicamentos anticoagulantes corretamente poderá reverter o quadro. Estes medicamentos podem ser injetados ou tomados via oral. Eles impedem a formação do trombo e sua evolução para complicações como a embolia pulmonar.

O tempo de tratamento varia com cada caso, mas normalmente duram 3 meses. Alguns tratamentos podem ser para vida inteira. Durante este tempo é preciso fazer exames de sangue regularmente.

Em casos mais graves pode ser necessário cirurgia para remoção do coágulo quando não é possível diluí-lo com anticoagulantes ou trombolíticos.

Como prevenir?

É importante sempre beber muito líquido para evitar desidratação.

Não fique parado muito tempo, se trabalha sentado, movimente-se de hora em hora. Se necessário use meias elásticas de compressão.

Pratique exercícios físicos e não fume. No caso de mulheres acima de 35 anos, é bom evitar tomar pílulas anticoncepcionais.