.

Beleza & Saúde

O que é incontinência urinária, por que estou com isso?

O que é incontinência urinária, por que estou com isso? Quais sinais e sintomas da incontinência urinária? O que causa a perda de controle da bexiga? Neste post responderemos essas perguntas sobre esse problema que preocupa muita gente.

O que é incontinência urinária

O que é incontinência urinária

A incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra e impacta a vida emocional e física de mais de 400 milhões de pessoas no mundo todo. Acredita-se que menos da metade das pessoas que são afetadas pelo problema procuram ajuda médica. O que as pessoas precisam saber é que existe tratamento para este problema e a cirurgia não é a única opção.

Por que não consigo controlar minha bexiga?

No fluxo normal da urina, o que ocorre é que os rins estão constantemente produzindo urina. Os ureteres são pequenos tubos que carregam a urina dos rins para a bexiga, onde ela fica armazenada. A bexiga precisa ficar relaxada enquanto está enchendo e o tubo que expele a urina da bexiga (uretra) tem que ficar firme. Quando decidimos urinar, a uretra relaxa e a bexiga aperta, fazendo a urina sair.

Este processo complicado de controlar a urina pode ser afetado de várias maneiras diferentes, levando à incontinência. Além disso pode ocorrer com pessoas de qualquer idade.

Quais sintomas da incontinência?

As pessoas com incontinência urinária têm:

  • vazamento de urina após impulso repentino e incontrolável
  • vazamento após tossir, rir ou espirrar
  • perda de urina sem motivo aparente

Em alguns casos se a pessoa acorda frequentemente durante a noite para urinar ou precisar ir muitas vezes ao banheiro durante o dia, também pode ser sinal de problema no controle da bexiga.

Lembrando que a perda de urina pode ser em algumas gotas ou grandes quantidades.

O que causa o problema?

Existem muitas causas, entre elas estão:

  • efeitos colaterais de medicamentos
  • infecção do trato urinário
  • danos nos nervos da bexiga
  • constipação grave
  • músculos do assoalho pélvico enfraquecidos
  • superatividade da bexiga
  • obesidade
  • diabetes
  • alteração no corpo desde parto ou alguma cirurgia

As pessoas também podem perder controle da bexiga por problemas que não têm relação com o trato urinário, por exemplo, se está acamado e não pode andar até o banheiro.

Como é feito o diagnóstico da incontinência urinária?

Normalmente o médico verifica o padrão dos sintomas. Ele pede para o paciente manter registro de micção diária, anotando sobre acidentes urinários e horas em que ingeriu líquidos. Ele também irá verificar o histórico de incontinência, cirurgias que pode ter feito, alguma doença e medicamente que tenha tomado. Será feito um exame pélvico e coleta de amostra de urina.

Em casos que o médico não consegue identificar pelos métodos acima, podem ser solicitados exames mais detalhados.

Por que não é bom ignorar o problema?

Como falamos no início do post, mais da metade das pessoas que sofrem da perda de controle da bexiga não procuram ajuda médica. Esse é um problema que pode levar à diminuição da socialização, diminuição da qualidade de vida e depressão.

É importante que você saiba que a incontinência tem tratamento, podendo ser curada ou controlada. Não ignore o problema, entre em contato com seu médico.

Veja também: Os malefícios do Caramelo IV para a saúde.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags