Como lavar as roupas na pandemia de coronavírus

Como lavar as roupas na pandemia de coronavírus para se prevenir contra contaminação? Neste post trazemos algumas dicas sobre quais medidas tomar para remover o vírus na lavagem da roupa e evitar que as pessoas da família sejam contaminadas.

Ainda não se sabe ao certo o tempo de permanência do Covid-19 nas superfícies, mas com outros tipos de coronavírus já se sabe que eles sobrevivem a 21ºC no aço por 5 dias, no alumínio por 4 a 8 horas, no vidro por 5 dias, no plástico por 2 a 6 dias, no PVC por 5 dias, na borracha de silicone por 5 dias, nas luva de latex por 8 horas, na cerâmica por 5 dias e no teflon por 5 dias. Estima-se que no tecido o Covid-19 sobreviva de 72 a 96 horas, 3 a 4 dias.

Como lavar as roupas na pandemia de coronavírus

Sempre ao chegar em casa da rua, deixe os sapatos na porta (depois lave com água sanitária), remova as roupas e coloque-as separadas para lavar. Não sacuda a roupa de maneira nenhuma, pois você poderá espalhar o vírus pelo ar e por outras superfícies. Coloque no cesto de roupa dentro de saco plástico que poderá ser jogado fora depois. Caso não vá lavar no mesmo dia, feche o saco e deixe fechado até a hora da lavagem.

Lave as roupas que usa para sair de casa separadas do restante das roupas sujas. O mesmo deve ser feito por pessoas que tenham alguém com suspeita de coronavírus em casa, a roupa da pessoa contaminada deve ser lavada separadamente.

Coloque luva de borracha antes de começar a lavagem. Se não tiver, lembre-se de lavar bem as mãos com água e sabão após a lavagem. Atenção para não colocar as mãos no rosto enquanto lava a roupa sem luva!

Como lavar as roupas na pandemia de coronavírus
Como lavar as roupas na pandemia de coronavírus

Se possível utilize água quente na lavagem, utilize a temperatura mais alta permitida pelo tecido. Quanto maior a temperatura, mais facilmente irá remover o vírus, pois ele possui uma camada externa protetora de gordura que é dissolvida com sabão (álcool 70 e água sanitária) e com temperatura alta. Ao dissolver essa camada de gordura o vírus se decompõe.

Se tiver máquina coloque tudo na máquina e lave com água e sabão, na temperatura mais alta permitida pelo tecido. Pode usar o sabão da sua escolha. Caso a roupa seja branca use água sanitária junto na lavagem para melhorar a desinfecção, se for roupa colorida utilize alvejante à base de água oxigenada próprio para roupas coloridas.

Se você não tem máquina de lavar não tem problema, coloque as roupas na bacia com água quente/morna e sabão, faça bastante espuma para que penetre bem na roupa. Use água sanitária se for roupa branca ou alvejante para roupa colorida.

É importante deixar a roupa secar bem após a lavagem, pendure e deixe secar por completo. Caso tenha secadora é melhor ainda.

Essa dica serve para cortinas, roupas de cama e outros tecidos que possam ter entrado em contato com alguma pessoa contaminada pelo coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.