Como lavar legumes, verduras e frutas na pandemia de coronavírus

Como lavar legumes, verduras e frutas na pandemia de coronavírus para se prevenir contra contaminação? Neste post falaremos sobre a correta higienização para legumes, frutas e embalagens fechadas, pois as pessoas ficam com receio de serem contaminados pelos alimentos.

É importante frisar que o coronavírus espalha entre as pessoas pelas gotículas respiratórias, ainda não há evidência de que o Covid-19 possa ser transmitido pelos alimentos. Mas antes de preparar qualquer alimento, é preciso tomar alguns cuidados preventivos.

Como lavar embalagens fechadas

Produtos desinfetantes que podem ser utilizados:

  • água e sabão;
  • álcool gel 70%;
  • água sanitária com cloro ativo 2% a 2,5% usadas na higienização de alimentos (na proporção de uma parte de água sanitária para cada cinco partes de água, por exemplo, um copo de água sanitária coloque cinco de água).

Antes de iniciar qualquer limpeza lave as mãos e punhos por 20 segundos com água e sabão.

Ao chegar em casa ou ao receber os alimentos da entrega do mercado ou feira, você vai precisar higienizar as embalagens. No caso de pacotes como caixas de leite, embalagens de macarrão, arroz, feijão, biscoitos ou legumes e verduras embalados, você pode higienizar passando o álcool 70% com um pano (que será descartado depois).

Quem não tiver o álcool uma dica é usar a água sanitária diluída no borrifador e passar com pano e luva, o pano e luva deverão ser descartado depois.

Como lavar legumes, verduras e frutas na pandemia de coronavírus
Como lavar legumes, verduras e frutas na pandemia de coronavírus

Quem não tiver álcool gel nem água sanitária, a dica é colocar na pia e lavar com água e sabão na água corrente. Mas faça isso apenas com embalagens bem vedadas, latas e potes de vidro. Algumas pessoas lavam os sacos de arroz, feijão e macarrão, mas tenha cuidado, pois estes pacotes costumam ter furos imperceptíveis aos olhos, podendo entrar água dentro da embalagem.

No final seque com papel toalha, por isso é importante estar com as mãos limpas.

Use água e sabão para lavar as bancadas e pia onde as embalagens tiveram contato antes de serem higienizadas. Se foi no chão, coloque água sanitária no local.

Como lavar legumes, verduras, frutas e hortaliças

Os alimentos in natura (ao natural), como legumes, hortaliças, verduras e frutas, devem ser higienizados com solução com água sanitária própria para higienização (que contenha hipoclorito de sódio/cloro ativo). A proporção é uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.

Lave tudo em água corrente. Depois coloque na vasilha com a solução de água sanitária. Deixe na solução por 15 minutos. Depois lave novamente na água corrente e coloque no escorredor de macarrão.

Para guardar na geladeira seque com papel toalha se caso não secar por completo. Coloque em potes com tampa, colocando um papel toalha no fundo do pote, para caso dê umidade dentro do pote.

Essa dica da lavagems dos alimentos in natura pode ser feita sua vida inteira, pois ela mata qualquer tipo de vírus, germes e bactérias que possam estar presentes, não somente o coronavírus.

Avisos

O vinagre não serve para nada contra o coronavírus, pois ele não remove a camada protetora de gordura que o vírus possui.

Não esqueça de lavar as mãos frequentemente, antes de preparar alimentos e antes de comer, depois do banheiro, depois de remover luvas. Não havendo possibilidade de lavar as mãos com água e sabão use o álcool gel 70%.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas.

Ao chegar em casa das compras, deixe os sapatos na porta, remova a roupa e coloque para lavar com água e sabão ou coloque dentro de um saco e deixe fechado por três dias. Tome banho com água e sabão para desinfetar o corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.