Como fazer a limpeza da casa na pandemia de vírus

Como fazer a limpeza da casa na pandemia de vírus? Neste momento que estamos vivendo é muito importante a higiene correta da casa para se prevenir contra o coronavírus. Principalmente pois foi comprovado que o vírus se prende em algumas superfícies por dias seguidos, podendo contaminar qualquer pessoa que tocar no local contaminado. Neste post trazemos algumas dicas para você desinfetar a casa corretamente.

Tempo de permanência do vírus nas superfícies:

  • tecidos e materiais porosos – 3 horas;
  • cobre e madeira – 4 horas;
  • papel e papelão – 24 horas;
  • outros metais – 42 horas;
  • plásticos – 72 horas.

Como fazer a limpeza da casa na pandemia de vírus

Comece fazendo a limpeza como costuma fazer, passando aspirador e depois panos com produtos de limpeza. Mas atenção! Utilize luvas na hora da limpeza e jogue-as fora ao terminar! Ao remover as luvas remova devagar, para não contaminar suas mãos. Caso seja luva reutilizável é importante higienizá-la bem depois com água sanitária e não usá-la em outras tarefas.

Para fazer a desinfecção você deverá utilizar a água sanitária com hipoclorito de sódio, a mesma que é usada na higienização de alimentos. A proporção para desinfecção é de uma parte de água sanitária para cada cinco partes de água. A água sanitária consegue dissolver a proteína quebrando a molécula do vírus.

Outra opção para superfícies onde não puder utilizar água sanitária é passar o álcool 70%, ele consegue remover a capa externa de lipídio do vírus, removendo-o da superfície e matando.

Como fazer a limpeza da casa na pandemia de vírus
Como fazer a limpeza da casa na pandemia de vírus?

Identifique as superfícies que as pessoas da família mais entram em contato, por exemplo, interruptores de luz, maçanetas, bancada da cozinha, torneiras, vaso sanitário e pias. Limpe-os bem com água sanitária ou álcool 70 usando pano ou esponja e depois descarte, ou guarde-os separados apenas para essa função.

Outros produtos de limpeza que matam o vírus são limpadores multiuso com cloro, limpadores multiuso com álcool e desinfetantes em geral (desde que sejam regulados pela Anvisa como saneantes). Bactericidas NÃO matam o vírus.

Tapetes, carpetes e cortinas

Atenção! Não sacuda tapetes ou roupas sujas, se elas estiverem com vírus, o vírus pode se desprender e voar para outras superfícies da casa, correndo o risco de infectar algum familiar. Além disso pode ficar voando no ar e entrar no seu nariz ou olhos.

Limpe todos os tapetes e carpetes passando aspirador e depois bastante água com sabão, se puder use água morna, pois o calor ajuda a derreter a camada de gordura protetora do vírus matando-o.

Produtos eletrônicos

Tenha cuidado também com produtos eletrônicos que costumamos tocar o tempo todo, por exemplo, smartphone, controle remoto, mouse, fone de ouvido. Nesta época que estamos, os fabricantes como Samsung e Apple estão recomendando a desinfecção com álcool 70% ou clorox, tendo cuidado com as entradas dos aparelhos, para não cair dentro dos circuitos.

Mantenha a casa limpa fazendo a limpeza regularmente.

Sempre que entrar em casa remova os sapatos pois o vírus fica preso na sola e pode se espalhar pelo chão do domicílio. Lave as solas com água sanitária e deixe o sapato separado exclusivo para sair. Lembre-se de lavar as mãos até uma parte do braço (por 20 segundos), desinfete chaves, carteira e tudo que tenha entrado em contato quando estava na rua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.