Como fazer a limpeza da casa na pandemia de vírus? Neste momento que estamos vivendo é muito importante a higiene correta da casa para se prevenir contra o coronavírus. Principalmente pois foi comprovado que o vírus se prende em algumas superfícies por dias seguidos, podendo contaminar qualquer pessoa que tocar no local contaminado. Neste post trazemos algumas dicas para você desinfetar a casa corretamente.
Tempo de permanência do vírus nas superfícies:
- tecidos e materiais porosos – 3 horas;
- cobre e madeira – 4 horas;
- papel e papelão – 24 horas;
- outros metais – 42 horas;
- plásticos – 72 horas.
Como fazer a limpeza da casa na pandemia de vírus
Comece fazendo a limpeza como costuma fazer, passando aspirador e depois panos com produtos de limpeza. Mas atenção! Utilize luvas na hora da limpeza e jogue-as fora ao terminar! Ao remover as luvas remova devagar, para não contaminar suas mãos. Caso seja luva reutilizável é importante higienizá-la bem depois com água sanitária e não usá-la em outras tarefas.
Para fazer a desinfecção você deverá utilizar a água sanitária com hipoclorito de sódio, a mesma que é usada na higienização de alimentos. A proporção para desinfecção é de uma parte de água sanitária para cada cinco partes de água. A água sanitária consegue dissolver a proteína quebrando a molécula do vírus.
Outra opção para superfícies onde não puder utilizar água sanitária é passar o álcool 70%, ele consegue remover a capa externa de lipídio do vírus, removendo-o da superfície e matando.

Identifique as superfícies que as pessoas da família mais entram em contato, por exemplo, interruptores de luz, maçanetas, bancada da cozinha, torneiras, vaso sanitário e pias. Limpe-os bem com água sanitária ou álcool 70 usando pano ou esponja e depois descarte, ou guarde-os separados apenas para essa função.
Outros produtos de limpeza que matam o vírus são limpadores multiuso com cloro, limpadores multiuso com álcool e desinfetantes em geral (desde que sejam regulados pela Anvisa como saneantes). Bactericidas NÃO matam o vírus.
Tapetes, carpetes e cortinas
Atenção! Não sacuda tapetes ou roupas sujas, se elas estiverem com vírus, o vírus pode se desprender e voar para outras superfícies da casa, correndo o risco de infectar algum familiar. Além disso pode ficar voando no ar e entrar no seu nariz ou olhos.
Limpe todos os tapetes e carpetes passando aspirador e depois bastante água com sabão, se puder use água morna, pois o calor ajuda a derreter a camada de gordura protetora do vírus matando-o.
Produtos eletrônicos
Tenha cuidado também com produtos eletrônicos que costumamos tocar o tempo todo, por exemplo, smartphone, controle remoto, mouse, fone de ouvido. Nesta época que estamos, os fabricantes como Samsung e Apple estão recomendando a desinfecção com álcool 70% ou clorox, tendo cuidado com as entradas dos aparelhos, para não cair dentro dos circuitos.
Mantenha a casa limpa fazendo a limpeza regularmente.
Sempre que entrar em casa remova os sapatos pois o vírus fica preso na sola e pode se espalhar pelo chão do domicílio. Lave as solas com água sanitária e deixe o sapato separado exclusivo para sair. Lembre-se de lavar as mãos até uma parte do braço (por 20 segundos), desinfete chaves, carteira e tudo que tenha entrado em contato quando estava na rua.