A depilação de pelos já virou coisa comum do dia a dia de muitas mulheres e homens, principalmente brasileiros que gostam de depilar até o último fio possível. Mas será que depilar os pelos é perigoso? Quais os riscos de depilar os pelos pubianos? É saudável depilar todas as áreas do corpo como a depilação brasileira (brazilian wax)? Tem algum perigo para saúde a remoção de todo os pelos? Saiba mais abaixo.

Depilar os pelos é perigoso?

Perigo para mulheres

De acordo com um estudo a maioria das mulheres depilam por higiene, uma pequena parte depila para ficar mais sexy ou agradar o companheiro ou companheira. E a depilação não está influenciada aos homens e submissão das mulheres, uma vez que mais de 80% das bissexuais e mais de 70% das lésbicas também se depilam.

Mas o que a maioria delas não sabem é que estão fazendo justamente o contrário. Estão deixando a área genital mais sujeita à infecções devido aos pequenos cortes que acontecem na área do púbis, que é uma área úmida sujeita à infecções por bactérias e vírus. Além disso os pelos também evitam corrimentos.

Depilar os pelos é perigoso?
Depilar os pelos é perigoso? Posso remover todo pelo pubiano?

Os pelos estão ali para proteger os genitais da fricção e infecções. É mais higiênico não raspá-los.

Os ginecologistas explicam que se você nunca teve problemas depois da depilação completa, não apresentou doença infecciosa, pode continuar fazendo a depilação. Mas aquelas que nunca fizeram não é recomendável aderir à esta prática. Utilize preferencialmente uma tesoura pequena e sem ponta para remover os pelos próximos à área genital.

Benefícios e recomendação

O único benefício para saúde da depilação completa é diminuir a probabilidade de contrair piolhos na área genital.

Quem quiser passar a fazer a depilação completa o recomendado é utilizar a depilação a laser, que não causa cortes nem machucados na área vaginal. Se for uma técnica muito cara para seu orçamento utilize a gilete (raspando na direção do pelo) ou máquinas que cortam ou puxam pelinhos. A última opção é a depilação com cera quente ou fria.

Caso tenha algum problema entre em contato com seu ginecologista.

Depilar os pelos é perigoso para homens?

No caso dos homens é justamente o contrário da mulher.

É recomendado que removam o excesso de pelo na área genital pois estes podem causar infecções fungicidas devido ao resto de urina, suor e células mortas no local. Pode usar gilete para remover o excesso de pelo, sem necessidade de fazer a depilação completa com cera que é mais dolorida, mas esta técnica também pode ser utilizada para quem quiser remover tudo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.