O que é concussão e quais os sintomas?

Caiu, bateu a cabeça e está preocupado que pode ser concussão? Mas o que é concussão? O que acontece se uma pessoa tem concussão, quais os sintomas? Como saber que melhorei da pancada? Neste post falaremos um pouco sobre concussão e qual tratamento recomendado para o problema.

O que é concussão

A concussão é quando você leva uma pancada ou golpe na cabeça, pescoço ou no corpo e fica com dor de cabeça, tontura e confusão mental. Ela é resultado de lesão microscópica no cérebro e normalmente não é detectada em exames cerebrais como a ressonância magnética.

O que é concussão

Esse é o tipo de lesão na cabeça mais comum atualmente, sendo a principal causa acidente de carro e moto. Sendo que em idosos e bebês são causadas por quedas e nos adolescentes são principalmente por acidentes em esportes.

Mas o que acontece quando a pessoa sofre concussão?

Quando a pessoa sofre a pancada no corpo, pescoço ou cabeça, pode fazer com que o cérebro se mova dentro do crânio rapidamente para frente e para trás. Essas lesões também podem causar estiramento das fibras nervosas do cérebro, devido à torção do cérebro.

Não se sabe o que acontece com as células cerebrais, acredita-se que mudanças na função química estão envolvidas. É por isso que os sintomas são variados e o corpo precisa de esforço extra para conseguir se recuperar.

Quais os sintomas de uma concussão?

Como falado anteriormente, os sintomas são variados, vão depender da pessoa e do tipo de contusão. É importante frisar que os sintomas podem não ser notados imediatamente e podendo aparecer em horas ou dias depois da contusão. Por isso deve-se prestar atenção e falar imediatamente com o médico notando algo errado.

Caso tenha sofrido uma pancada na cabeça, pescoço ou no corpo e está se sentindo estranho, procure imediatamente um especialista em concussão.

Noventa por cento das pessoas que sofrem concussão se recuperam rapidamente, mas alguns sintomas podem levar semanas ou até meses para sumirem. Idosos, crianças pequenas e adolescentes costumam levar mais tempo para se recuperarem. Além disso, pessoa que sofreu concussão no passado, leva mais tempo para se recuperar se sofrer uma nova concussão.

Os sintomas mais comuns são:

  • Dor de cabeça;
  • Confusão;
  • Dificuldade em lembrar ou prestar atenção;
  • Tontura ou problemas para ficar em pé;
  • Sentir-se lento, grogue;
  • Sentir-se irritado, deprimido;
  • Vômito ou náusea;
  • Sensibilidade à luz ou barulho;
  • Tempo de reação lento;
  • Visão dupla ou embaçada;
  • Problemas para dormir (dormir demais ou de menos);
  • Perder a consciência.

Os sintomas podem piorar quando precisa realizar alguma tarefa que precisa de concentração ou ao praticar atividades físicas.

Quanto tempo podem durar os sintomas?

A maioria das pessoas se recuperam dentro de um mês, mesmo aqueles que sofrem de sintomas apenas uma semana após a lesão. Os sintomas desaparecem gradualmente. Uma pequena porcentagem de pacientes apresentam sintomas que duram um mês e meio a dois meses.

Como saber se a pessoa vai se recuperar?

A recuperação vai depender de diversos fatores como idade e saúde da pessoa antes de sofrer a pancada, a gravidade da concussão e se ela já teve concussão no passado. Por isso é importante seguir a recomendação exata do médico, só ele poderá informar se a recuperação está sendo boa ou não.

Mas na maioria dos casos as pessoas se recuperam da lesão em três semanas após a lesão. Por isso se você sofrer uma pancada ou algum ente querido, não espere para falar com o médico, pois o tratamento correto irá fazer a diferença na recuperação.

Qual o tratamento recomendado para concussão?

O tratamento depende dos sintomas emocionais, físicos e cognitivos, sendo que problemas emocionais são muito comuns nos casos de concussão como, por exemplo, ansiedade e depressão.

O paciente precisa fazer descanso físico e mental após a concussão para ajudar o cérebro a se recuperar.

Leva tempo e é preciso ter paciência. Só se deve voltar para a rotina normal quando ocorrer a liberação pelo médico.

Em alguns casos pode ocorrer o retorno dos sintomas ou aparecerem novos sintomas. Isso quer dizer que a pessoa está fazendo mais do que deveria, e o cérebro ainda não conseguiu se recuperar.