Parasitas que podem contaminar os alimentos

A maioria das pessoas já teve diarreia causada por alimentos contaminados por bactérias, mas o que muitos não sabem é que também existem parasitas que podem contaminar os alimentos e causar problemas tão graves quanto as bactérias e de outros tipos de contaminações biológicas.

Neste post, falaremos um pouco sobre os parasitas mais comuns nos alimentos, onde normalmente são encontrados, como transmitem a doença, seus sintomas e como se prevenir.

Parasitas mais comuns que podem contaminar os alimentos

Existem quatro parasitas mais comuns encontrados em alimentos e podem causar problemas de saúde:

  • Anisakis simplex
  • Cryptosporidium
  • Giárdia
  • Toxoplasma gondii
Parasitas que podem contaminar os alimentos

Anisakis simplex

Também conhecido como verme de arenque, é um verme redondo que entra nos hospedeiros humanos através de peixe e frutos do mar crus ou mal cozidos. A pessoa contrai a doença ao comer o alimento infectado.

Os sintomas mais comuns são náuseas e dor abdominal, mas pode ocorrer da pessoa tossir vermes. Em casos mais graves é necessário fazer cirurgia para removê-los, pois a larva consegue perfurar o intestino se alojando na cavidade peritoneal.

Os sintomas aparecem em algumas horas ou em uma semana, e persistem até que os vermes sejam removidos, que pode ocorrer naturalmente ou cirurgicamente.

Portanto, para se prevenir, coma peixe e frutos do mar em locais confiáveis ou evite comê-los crus ou mal cozidos. Infelizmente o sushi é um local onde esses vermes são encontrados.

Giárdia

A giárdia é um protozoário microscópio, transmitido através da via fecal-oral. A infecção é principalmente causada quando a pessoa consome alimentos contaminados por água não tratada ou pela manipulação inadequada do alimento contaminado. Também pode ocorrer ao beber a água contaminada e, em casos raros, por relação sexual.

Os parasitas se prendem à parede do intestino delgado causando a giardíase.

Os sintomas mais comuns são perda de peso, diarreia, dor abdominal, fezes aquosas fétidas, flatulência, em alguns casos náuseas e mal-estar. Esses sintomas costumam aparecer em uma a duas semanas e podem durar até um mês e meio.

Para se prevenir evite consumir água não tratada, e tenha cuidado no preparo dos alimentos fazendo a higienização correta. Tenha cuidado com o consumo de alimentos crus em locais desconhecidos.

Cryptosporidium pode contaminar os alimentos

O Cryptosporidium é um protozoário parecido com a giardia, normalmente encontrada em água contaminada com fezes. A pessoa pega a doença ao ingerir a água e alimentos infectados.

Ele causa a criptosporidíase cujos sintomas são náuseas, diarreia aquosa, desidratação, vômitos, febre e perda de peso. Esses sintomas costumam aparecer dentro de duas a dez dias e podem durar de três a quinze dias.

Para se prevenir, evite ingerir água não tratada e higienize corretamente os alimentos. Tenha cuidado com o consumo de alimentos crus em locais desconhecidos.

Toxoplasma gondii

O Toxoplasma gondii também é um protozoário transmitido aos humanos através de alimentos normalmente contaminados por gatos ou roedores.

Ele causa a toxoplasmose que tem sintomas parecidos com a gripe, mas em casos graves pode causar danos nos olhos e até a morte.

Os sintomas costumam aparecer dentro de uma semana e podem durar várias semanas, dependendo da saúde da pessoa infectada. Mas algumas pessoas podem viver com a doença sem nem saber, por serem assintomáticas.

Para se prevenir é preciso evitar alimentos contaminados por animais e praga, higienizar bem legumes e verduras, e cozinhar bem os alimentos. As carnes precisam ser cozidas até atingirem a temperatura correta de cozimento. O micro-ondas não é confiável para matar esse protozoário. Evite o consumo de carne crua ou mal passada.