.

Diversos

Como arrumar a geladeira corretamente

Como arrumar a geladeira corretamente para evitar que os alimentos estraguem e não correr risco de ter intoxicação alimentar? Neste post trazemos algumas dicas de como organizar sua geladeira (tradicional e inverse), para manter os alimentos nas temperaturas corretas e evitar propagação de bactérias nocivas.

Dicas para arrumar a geladeira corretamente

Antes de arrumar é importante saber que a geladeira precisa ficar na temperatura de 5°C ou inferior. Esta temperatura garante que o ambiente dentro da geladeira não estará propício para crescimento de patógenos. Algumas geladeiras possuem termômetro dentro, se a sua não tiver, você pode colocar um termômetro próprio de geladeira dentro.

Sempre deixe espaço suficiente entre os alimentos, não lote as prateleiras! O ar frio precisa circular livremente para que a temperatura do alimento não aumente.

Nunca coloque pano nas prateleiras, isso prejudica o resfriamento da comida.

Organização dos alimentos nas prateleiras e gaveta da geladeira tradicional (com congelador na parte superior)

As geladeiras com congelador na parte superior possuem a área mais fria no alto. Ou seja, as prateleiras mais altas serão as que mais refrigeram.

Dicas de como arrumar a geladeira corretamente
Dicas de como arrumar a geladeira corretamente

Por isso o ideal é colocar os alimentos que estragam mais facilmente nas duas primeiras prateleiras (de cima para baixo).

Alguns exemplos desses alimentos são sobras de comida pronta guardadas em potes, leites e seus derivados, salada pronta e outros. São alimentos que você não irá esquentar para comer ou que já estejam prontos e serão somente aquecidos.

Na terceira prateleira coloque suas frutas e outros alimentos que estejam descongelando. Também pode colocar carnes cruas que serão cozidas em temperaturas mais altas do que os alimentos prontos.

É bom as frutas não ficarem muito perto das saídas de ar frio da geladeira, pois elas podem congelar, ficando desagradável para comer.

Na gaveta inferior, que é chamada justamente de gaveta de legumes, você deve colocar as verduras e legumes. Eles devem ficar o mais longe possível do congelador, uma vez que o ar frio pode queimá-las e estragá-las. Deixe os legumes e verduras em sacolas plásticas separadas. Se der gotinhas de água, faça furinhos nos sacos com garfo.

O congelador/freezer tem que ficar com temperatura inferior a -14°C.

A organização na geladeira inverse, com congelador na parte inferior, é a mesma?

Na inverse a arrumação será ao contrário da geladeira comum. Neste tipo de geladeira o freezer fica na parte inferior, o fluxo de ar frio é de baixo para cima, então as prateleiras debaixo serão mais frias que as superiores.

De acordo com a Brastemp, freezer na parte inferior pode ser mais eficiente do que o tradicional, pois o ar quente sobe. Se o freezer ficar na parte superior, irá fazer o eletrodoméstico trabalhar mais para manter a temperatura de congelamento ideal. Já na inverse isso não acontece, pois o freezer estará embaixo. O ar quente que subir simplesmente sobe acima do eletrodoméstico para a cozinha, não alterando a temperatura do freezer.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags