Como cozinhar no micro-ondas com segurança

Como cozinhar no micro-ondas com segurança? Muitas pessoas não sabem, mas ao cozinhar no micro-ondas deve-se ter cuidado com os pontos frios que permanecem nos alimentos (principalmente em carnes), pois o micro-ondas cozinha de maneira desigual. São nesses locais que as bactérias nocivas podem se propagar e causar infecções graves. Explicaremos agora quais cuidados você precisa ter ao cozinhar ou aquecer alimentos no micro-ondas.

Como cozinhar no micro-ondas com segurança

Como cozinhar no micro-ondas com segurança

Sempre coloque os alimentos de maneira que fique arrumado uniformemente no prato. Se necessário coloque um pouco de água, pouquinho mesmo, para dar vapor e não ressecar. Cubra com filme plástico ou tampa própria para micro-ondas, para não perder o vapor que será gerado no cozimento. Esse vapor quente e úmido ajuda a matar as bactérias perigosas.

Nunca coloque pedaços grandes de carne para cozinhar na potência alta! O correto é deixar na potência média (50%) e cozinhar por mais tempo, assim o calor irá chegar no meio da carne sem cozinhar demais a parte externa.

Caso esteja aquecendo algum alimento que possa ser mexido, coloque para aquecer, na metade do tempo abra e mexa com colher, coloque de volta para continuar o aquecimento. Isso deve ser feito para eliminar todos pontos frios onde as bactérias poderão ainda estar vivas e causar problemas para sua saúde.

Ao descongelar algum alimento ou aquecer parcialmente, é importante terminar o cozimento em outra fonte de calor imediatamente ao tirar do micro-ondas. Nunca aqueça parcialmente e deixe esperando para terminar ou guarde-o na geladeira! O risco de bactérias se propagarem é muito grande.

Para ter certeza que o alimento foi cozido corretamente, compre um termômetro de cozinha. Só com ele é possível garantir que o alimento atingiu a temperatura interna segura para o consumo.

Temperaturas internas recomendadas

  • Aves – 74°C ou maior (coloque o termômetro na parte mais interna da coxa e na parte mais grossa do peito).
  • Carne moída de boi, frango ou peru (incluindo hamburguer) – 74°C ou maior.
  • Carne de boi, porco ou cordeiro – 63°C (carne mal passada), 71°C (ao ponto) ou 77°C (bem passado).
  • Cozido de carne e outros pratos com carne (como lasanha) – 74°C ou maior.
  • Pratos com ovos e cozidos – 72°C ou maior.
  • Sobras – 74°C ou maior.

O que evitar fazer no descongelamento de alimentos?

Sempre remova a embalagem original do alimento antes de colocar para descongelar no micro-ondas. Passe para um recipiente próprio para micro-ondas e cubra com tampa ou filme plástico, assim retem umidade e ajuda no aquecimento uniforme do alimento.

Prepare carnes descongeladas no micro-ondas imediatamente após o descongelamento. Não deixe parcialmente descongelado para fazer depois, o risco é grande.

Ao aquecer sobras de comida do dia anterior, deixe aquecer até ficar muito quente, não esquecendo de mexer no meio do tempo, quando for possível, para garantir o aquecimento uniforme e não ficar pontos frios. É importante atingir a temperatura de 74°C em todo o alimento.

Evite deixar o filme plástico encostar no alimento quando estiver descongelando ou aquecendo.