Como guardar e cozinhar bacon com segurança

Como guardar e cozinhar bacon com segurança? Quando o bacon está cru, ele pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ser refrigerado? Se ele estiver congelado, tem alguma maneira ideal de descongelar? Neste post falaremos um pouco sobre o manuseio seguro de bacon, para evitar sofrer de intoxicação alimentar.

Dicas de como guardar o bacon

O bacon cru, assim como todas os outros tipos de carnes, não deve ficar na temperatura ambiente, pois é um alimento perecível. Portanto, você precisa guardá-lo na geladeira assim que chegar das compras! Guarde na embalagem original e após aberto coloque em pote com tampa e um papel toalha por baixo e outro por cima, para evitar as gotinhas de água dentro.

Na geladeira ele poderá durar uns sete dias, após esse tempo não quer dizer que estará estragado, mas o bacon começa a perder suas propriedades originais e tem risco de ficar ruim. Por isso, se você não for comer dentro deste tempo ou no máximo 10 dias, guarde o bacon no freezer. Congelado ele pode durar uns quatro meses sem perder suas propriedades originais.

Como guardar e cozinhar bacon
Como guardar e cozinhar bacon

Como deve ser feito o descongelamento do bacon?

Quem preferir pode fritar o bacon congelado mesmo, não há necessidade de descongelar para cozinhar. Mas caso prefira fazer o descongelamento, você pode descongelar na geladeira, ou deixando embaixo da água fria, ou no micro-ondas.

A maneira mais segura de descongelar é deixando na geladeira de um dia para o outro, pois se você não preparar no dia seguinte, o bacon irá durar os sete dias que iriam durar na geladeira, como explicamos no início do post. Se decidir não preparar o bacon dentro deste tempo, e não tiver removido o bacon da geladeira, você pode retorná-lo para o freezer com segurança.

Para descongelar na água fria é preciso que o bacon esteja em uma embalagem bem vedada, não deixe água entrar no pacote! Se isso acontecer, há risco de propagar bactérias nocivas ou o bacon ficar encharcado. Deixe o pacote dentro de um pote com água fria, troque a água de 30 em 30 minutos até descongelar. Assim que descongelar prepare imediatamente.

Se preferir o descongelamento no micro-ondas, prepare o bacon imediatamente após o descongelamento, pois o micro-ondas aquece algumas partes do bacon, deixando outras frias. O risco de propagar bactérias nocivas é grande se voltar o bacon para geladeira sem cozinhá-lo.

Como cozinhar o bacon de maneira segura?

É muito difícil determinar a temperatura de cozimento correta para o bacon, por isso o ideal é cozinhá-lo até ficar crocante. Além disso, o bacon cozido pode continuar rosado como se estivesse cru, pois é uma carne curada, ficando difícil verificar o cozimento pela cor.

Você pode cozinhar o bacon na frigideira, no forno ou no micro-ondas. O tempo de cozimento irá depender da espessura do bacon e do calor utilizado. Lembre-se sempre de deixá-lo, pelo menos, um pouco crocante.

Nunca cozinhe parcialmente e guarde na geladeira para terminar de cozinhar e comer mais tarde. As bactérias que estiverem presentes no bacon, ficarão propagando neste tempo, pois não foram mortas no cozimento parcial. Portanto, se quiser guardá-lo pronto, cozinhe por completo.

Deixe um comentário