Como saber se estou com hipotireoidismo

Como saber se estou com hipotireoidismo? Neste post trazemos as informações que podem te ajudar a identificar esta doença.

Hipotireoidismo ou hipotiroidismo é quando a tireoide produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) em quantidades insuficientes.

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta localizado abaixo do gogó. A principal função dos hormônios da tireoide é administrar o metabolismo do corpo. Pessoas que apresentam estas condições apresentam sintomas associados ao metabolismo lento.

É mais comum em mulheres, mas qualquer pessoa pode sofrer de hipotireoidismo. Qual exame fazer para descobrir se tenho hipotireoidismo, quais sintomas da doença?

Como saber se estou com hipotireoidismo

Sintomas do hipotiroidismo

Quando os hormônios da tiroide estão em níveis baixos, as células do corpo não obtêm hormônio suficiente. Os processos do corpo começam a ficar lentos, a pessoa sente mais frio, fica cansada mais rápido, a pele fica mais seca, tem queda de cabelo, ganho de peso, a pessoa fica esquecida e depressiva e pode ficar constipado.

Pelo fato dos sintomas serem muito variados e não específicos, é muito importante fazer o exame para verificar se tem hipotireoidismo.

Qual exame fazer para descobrir hipotireoidismo?

O exame para diagnosticar esta condição é um exame de sangue simples para avaliar o TSH (hormônio estimulante da tireoide). Quando o TSH está elevado é por que está ocorrendo baixa produção de T3 e T4 pela tireoide e isto comprova o hipotireoidismo.

Você tem que procurar um endocrinologista para ele fazer o pedido do exame e analisar seus resultados.

Como saber se estou com hipotireoidismo
Como saber se estou com hipotireoidismo pelo exame de sangue

Posso fazer autoexame para o hipotireoidismo?

Você pode fazer autoexame da tireoide, mas não serve para saber do hipotireoidismo. Este autoexame serve para apenas encontrar nódulos na tireoide.

Para fazer o exame pegue um copo de água e um espelho de mão. Se não tiver pode fazer na frente do espelho do banheiro, mas você vai precisar chegar perto.

Procure pela região abaixo do gogó, pomo de Adão. É aí que fica a tireoide e você terá que ficar olhando.

Incline sua cabeça para trás para o pescoço ficar mais exposto. Coloque o espelho na frente do local onde está a tireoide para você conseguir visualizá-la. Beba um gole da água.

Quando engolir água a tireoide vai subir e descer com o movimento, fique reparando se tem algum nódulo ou saliência no local. Repita o ato de beber água e verificar até ter certeza que está vendo algo. Se notar algum alteração estranha, nódulo, procure o endocrinologista.

O que pode causar o hipotireoidismo?

Existem vários motivos que podem fazer com que as células da glândula tireoide não produzam uma quantidade de hormônios suficientes. Os principais motivos são:

  • Doenças autoimunes;
  • Remoção da glândula tireoide;
  • Tratamentos com radiação;
  • Hipotireoidismo congênito;
  • Tireoidite;
  • Alguns medicamentos;
  • Muito ou pouco iodo no sangue;
  • Problemas na glândula pituitária (hipófise);
  • Distúrbios da tireoide.

Hipotireoidismo tem cura?

Não tem cura. A não ser nos casos de tireoidite viral ou na gravidez que podem ser revertidos.

A pessoa precisa fazer tratamento para o resto da vida, realizando exames anuais e tomando levotiroxina na quantidade indicada pelo endocrinologista. Esta quantidade poderá mudar com o tempo.

Mas fazendo tratamento com médico é possível viver uma vida normal com o hipotireoidismo controlado, ele não irá encurtar seu tempo de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.