Quando você se acostuma a passar fio dental todos os dias não consegue ficar mais sem ele. Mas como usar o fio dental corretamente? Tem alguma maneira certa de passar os fios nos dentes? Quantas vezes por dia devo passar o fio dental? Não estou conseguindo passar o fio dental nos meus dentes, tem algum tipo de fio dental correto? Saiba tudo abaixo.

É muito importante utilizar o fio dental de forma correta pois ele consegue remover placa bacteriana e os resíduos de alimentos dos locais que a escova de dente não consegue limpar direito. Por exemplo, as áreas entre os dentes e a linha da gengiva onde podem ficar presos alimentos que a escova não remove.

Como usar o fio dental corretamente

Temos duas maneiras de passar o fio dental, uma prendendo nos dedos médios, que pode ser mais complicado, e outro fazendo um anel ou laço com o fio dental. As duas técnicas abaixo podem ser utilizadas para passar o fio dental nos dentes de trás.

Prendendo o fio dental nos dedos médios

Neste é preciso enrolar as pontas do fio dental no dedo médio de cada mão. Puxe uns 40 centímetros de fio do potinho e enrole suas pontas em cada um dos dedos médio deixando apenas 10 centímetros entre os dedos, que é o que você irá passar na boca.

Deixe o fio preso nos dedos médios e segure o fio entre o polegar e o indicador de cada mão. Vá passando o fio dental assim na boca, fazendo movimentos de baixo para cima e cima para baixo entre os dentes, delicadamente. Faça movimentos horizontais também (de trás para frente e vice-versa), para limpar tudo.

É importante passar ao redor do dente todo, pode ultrapassar um pouco a linha da gengiva com o dente para conseguir a placa que se forma nesta área. Não faça muita força pois irá cortar a gengiva. Enquanto vai passando vá trocando a parte do fio dental para cada dente. Não passe o fio sujo de um dente para outro. É só deslizar um pouco o fio nas mãos e passá-lo no dente, depois deslize outra parte do fio e passe em outro e assim por diante.

Quando for tirar o fio dental vá fazendo movimentos de trás para frente e frente para trás ao invés de puxar direto para baixo ou para cima, para não machucar.

Como usar o fio dental corretamente
Como usar o fio dental corretamente

Fazendo um laço ou anel com o fio

No laço ou anel você precisa tirar um pedaço de fio dental e prender as pontas. Tire uns 20 centímetros de fio dental, não pode ser muito grande senão você não vai conseguir controlá-lo.

Depois junte as pontas do fio dental e prenda uma com a outra para formar um anel ou laço. É só juntar as pontas e fazer um nó duplo, passando as pontas do fio dental duas vezes pelo laço.

Nó duplo oito no fio dental para facilitar
Como usar o fio dental corretamente – nó duplo

Depois que fizer o nó é só segurar o fio dental entre o polegar e o indicador de cada mão. Passe-o deixando a unha do dedo polegar de uma mão de encontro a unha do dedo indicador da outra mão. Não deixe muito espaço entre estes dedos para não ficar muito fio dental no meio, assim fica mais fácil de passar. Vai ficar como se fosse o fio dental com haste, pouco fio ficará passando nos dentes.

Vá passando o fio delicadamente entre os dentes fazendo movimentos horizontais (trás para frente e vice-versa). Não precisa fazer força. Deixe o fio dental ao redor do dente conforme vai passando. Passe de duas a três vezes de cima para baixo (dentes superiores) e de baixo para cima (dentes inferiores). Lembre-se de passar um pouco da linha gengival mas com cuidado!

Depois é só seguir passando nos outros dentes do mesmo jeito.

Tem tipos diferentes de fio dental?

Sim. Atualmente existe o fio dental de nylon encerado ou multifilamento e o fio dental de politetrafluoroetileno PTFE ou monofilamento. Um estudo foi realizado e comprovou que os dois têm a mesma eficácia.

Mas as pessoas costumam preferir o fio de politetrafluoretileno PTFE ou monofilamento. Principalmente quando a pessoa tem os dentes muito juntos (pouco espaço de um para o outro), que costuma fazer fio dental de nylon se romper. O recomendado é você testar e verificar o que menos machuca e mais te agrada.

Existem outros modelos como fio dental com haste, passa fio e outras, mas todos são ou multifilamento ou monofilamento.

Se ficar na dúvida ou com medo de usar algum, pergunte ao seu dentista o que ele recomendaria para seu caso.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.